A Henkel encerrou o segundo trimestre do ano com vendas orgânicas de 5121 milhões de euros, uma quebra de 0,4% face ao período homólogo. Numa nota enviada às redações, o CEO da companhia diz que o segundo trimestre foi marcado “por um declínio significativo da procura em setores-chave”.
“O desenvolvimento no segundo trimestre foi principalmente caraterizado por um declínio significativo da procura em setores-chave, como a indústria automóvel. Isto afetou particularmente o nosso negócio industrial. No entanto, o nosso negócio de Adhesive Technologies apresentou um desempenho robusto, alcançando vendas quase no mesmo nível do ano anterior e uma excelente margem de EBIT”, afirma Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
A unidade de negócio Adhesive Technologies registou um desenvolvimento orgânico ligeiramente negativo em vendas de -1,2%. Na unidade de negócio Beauty Care, as vendas foram -2,4% abaixo do nível do trimestre do ano passado. A unidade de negócio Laundry & Home Care obteve um crescimento de vendas orgânicas de 2,0%. O lucro operacional ajustado (EBIT) diminuiu em -8,6%, de 926 milhões de euros no segundo trimestre de 2018 para 846 milhões de euros no segundo trimestre deste ano.
“O desenvolvimento do negócio Beauty Care Retail ficou significativamente abaixo de nossas expetativas. Por um lado, deveu-se ao facto de não se registar maiores desenvolvimentos em mercados maduros como a América do Norte e a Europa Ocidental. Na China, o negócio de retalho foi impactado por ajustes de stock em continuo. Adicionalmente, as despesas de marketing e vendas foram maiores no geral. O negócio profissional, no entanto, continuou a registar uma forte performance”, acrescenta o CEO da companhia.
Com estes resultados, a empresa atualiza as suas previsões para o segundo semestre do ano, referindo que “não prevê que a procura industrial aumente no segundo semestre do ano – em contraste com as expetativas anteriores. Além disso, espera-se que a unidade de negócios Beauty Care se desenvolva abaixo das expetativas iniciais ao longo do ano.”
“Agora, a Henkel prevê para o Grupo um crescimento de vendas orgânicas de 0 a 2%. Para Adhesive Technologies, a Henkel espera um crescimento orgânico de vendas de -1 a 1%. Para Beauty Care, a Henkel antecipa um desenvolvimento orgânico de vendas de -2 a 0%. Para a Laundry & Home Care, a Henkel continua a esperar um crescimento orgânico no intervalo de 2 a 4%”, acrescenta a empresa.