Produção

Vendas da Henkel caem para 5,12 mil M€ no segundo trimestre

Henkel caem para 5,12 mil M€ no segundo trimestre

A Henkel encerrou o segundo trimestre do ano com vendas orgânicas de 5121 milhões de euros, uma quebra de 0,4% face ao período homólogo. Numa nota enviada às redações, o CEO da companhia diz que o segundo trimestre foi marcado “por um declínio significativo da procura em setores-chave”.

“O desenvolvimento no segundo trimestre foi principalmente caraterizado por um declínio significativo da procura em setores-chave, como a indústria automóvel. Isto afetou particularmente o nosso negócio industrial. No entanto, o nosso negócio de Adhesive Technologies apresentou um desempenho robusto, alcançando vendas quase no mesmo nível do ano anterior e uma excelente margem de EBIT”, afirma Hans Van Bylen, CEO da Henkel.

A unidade de negócio Adhesive Technologies registou um desenvolvimento orgânico ligeiramente negativo em vendas de -1,2%. Na unidade de negócio Beauty Care, as vendas foram -2,4% abaixo do nível do trimestre do ano passado. A unidade de negócio Laundry & Home Care obteve um crescimento de vendas orgânicas de 2,0%. O lucro operacional ajustado (EBIT) diminuiu em -8,6%, de 926 milhões de euros no segundo trimestre de 2018 para 846 milhões de euros no segundo trimestre deste ano.

O desenvolvimento do negócio Beauty Care Retail ficou significativamente abaixo de nossas expetativas. Por um lado, deveu-se ao facto de não se registar maiores desenvolvimentos em mercados maduros como a América do Norte e a Europa Ocidental. Na China, o negócio de retalho foi impactado por ajustes de stock em continuo. Adicionalmente, as despesas de marketing e vendas foram maiores no geral. O negócio profissional, no entanto, continuou a registar uma forte performance”, acrescenta o CEO da companhia.

Com estes resultados, a empresa atualiza as suas previsões para o segundo semestre do ano, referindo que “não prevê que a procura industrial aumente no segundo semestre do ano – em contraste com as expetativas anteriores. Além disso, espera-se que a unidade de negócios Beauty Care se desenvolva abaixo das expetativas iniciais ao longo do ano.”

“Agora, a Henkel prevê para o Grupo um crescimento de vendas orgânicas de 0 a 2%. Para Adhesive Technologies, a Henkel espera um crescimento orgânico de vendas de -1 a 1%. Para Beauty Care, a Henkel antecipa um desenvolvimento orgânico de vendas de -2 a 0%. Para a Laundry & Home Care, a Henkel continua a esperar um crescimento orgânico no intervalo de 2 a 4%”, acrescenta a empresa.