Quantcast
Sustentabilidade

Procter & Gamble faz avanços significativos na reciclagem de plásticos

Procter & Gamble faz avanços significativos na reciclagem de plásticos

A multinacional norte-americana anunciou recentemente avanços significativos nos compromissos de sustentabilidade europeus, tendo em vista a realização dos objetivos que fazem parte do projeto ‘Ambição 2030’.

A P&G pretende impulsionar a economia circular de plástico reciclado na Europa através da utilização de resina reciclada nas suas embalagens de cuidados capilares (tereftalato de polietileno – PET). A P&G Hair Care irá testar na Europa novas embalagens com material plástico reciclado para os produtos Pantene, a começar pelas embalagens transparentes da marca. O material é fabricado a partir da reutilização do PET circular através da reciclagem avançada de monómeros – o que significa que o material pode ser usado repetidamente em embalagens. Ao comprometer-se a utilizar este material, a P&G impulsiona assim uma nova cadeia de distribuição circular, criando um mercado final para plásticos reciclados.

Além disso, a empresa tem realizado esforços para liderar o setor de embalamento, triagem e distribuição de resina reciclada, com o projeto de embalamento inteligente HolyGrail.  Esta tecnologia inteligente – aplicação de marcas d’água digitais – tem como objetivo permitir novas aprendizagens por detrás da triagem e reciclagem nas Instalações de Reciclagem de Materiais. A P&G lidera o projeto pioneiro HolyGrail, sob o patrocínio da Fundação Ellen MacArthur desde 2016. Trata-se de um esforço colaborativo desenvolvido para solucionar um dos maiores obstáculos que a reciclagem de plásticos enfrenta – a triagem ineficaz nas instalações de reciclagem.

As marcas Lenor Unstoppables e Fairy serão as primeiras a implementar comercialmente as embalagens inteligentes HolyGrail na Europa. O HolyGrail 2.0 é a segunda fase do projeto, que explorará um possível mercado de testes em 2021 com a formação de um megaconsórcio de empresas em toda a cadeia de valor (mais de 115 parceiros).

A Fairy também recebeu o selo 1000 Soluções Eficientes da Solar Impulse Foundation, através do programa Fairycology, por permitir uma limpeza sustentável através de um menor consumo de energia e água.

As metas do ‘Ambição 2030’ pretendem trazer e inspirar um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade através das marcas, da cadeia de distribuição e dos funcionários, criando valor para a empresa e para os consumidores.

“2020 é um ano em que a ação – ação colaborativa – nos colocará na trajetória certa”, afirma Virginie Helias, diretora global de sustentabilidade da P&G. “Para a P&G, 2020 será um ano de ação regenerativa, em que ativaremos as nossas metas ‘Ambição 2030’ com todas as nossas marcas, através de inovação e de parcerias transformadoras. Não se trata apenas de reduzir o nosso impacto, mas de ser uma força de renovação para enfrentar os desafios do desperdício de plástico, escassez de água e perda de biodiversidade. Estaremos a liderar em todas essas frentes de forma a impulsionar mudanças em escala e causar impacto a longo prazo”.

Metas do projeto ‘Ambição 2030’ da P&G:

  • Marcas: As 20 marcas líderes da P&G, que inlcuem as marcas H&S, Pantene e Dodot irão permitir e incentivar o consumo responsável através de embalagens 100% recicláveis ​​ou reutilizáveis, lançando inovações mais sustentáveis ​​e construíndo confiança através da transparência e da divulgação do trabalho ciêntifico da P&G.
  • Cadeia de distribuição: Os locais de produção da P&G reduzirão para metade as emissões de gases com efeito de estufa e comprarão eletricidade renovável suficiente para abastecer 100% das suas fábricas, medidas que já se verificam nas fábricas da Península Ibérica. A companhia também irá fornecer pelo menos 5 mil milhões de litros de água a partir de fontes circulares.
  • Sociedade: A P&G irá continuar a criar parcerias transformadoras para que as pessoas, o planeta e os negócios prosperem, nomeadamente aquelas que impedem a circulação de plástico nos oceanos, protegem e fortalecem as florestas, incrementem soluções de reciclagem de produtos higiénicos absorventes e preservem a água de bacias prioritárias em todo o mundo.
  • Colaboradores: A P&G irá contratar, formar e premiar colaboradores que incorporem o pensamento e práticas de sustentabilidade no seu trabalho diário, recompensando o progresso e integrando o reconhecimento nas avaliações de desempenho.