A sacas de café da portuguesa Kaffa vão ganhar uma nova vida e ser transformadas em sacos e aventais pelo projeto ‘A Avó Veio Trabalhar’. Juntas, as organizações pretendem reciclar e reutilizar sacas de café de serapilheira, com a primeira produção a seguir em breve para Amesterdão, onde marcará presença com a Kaffa na feira PLMA: World of Private Label.
Madalena Moniz Pereira, Business Manager da Kaffa, revela que “em média, entram na Kaffa diariamente cerca de cinco toneladas de café, em sacas de 60 quilos. O volume que utilizamos é enorme e não faz qualquer sentido, nos dias de hoje, não pensar em alternativas de reutilização. Formada a ideia, o desafio era conseguir concretizá-la. Foi nessa altura, que pensamos em incorporar a este projeto de reciclagem um outro que sempre nos encantou pela sua forte componente social, singularidade e inovação: ‘A Avó Veio Trabalhar’”.
Juntas, as organizações pretendem desenvolver e produzir seis novos produtos: quatro tipos de sacos (de diferentes dimensões) e dois tipos de aventais. Os produtos, oferecidos pela Kaffa em campanhas promocionais, vão estar também disponíveis para venda na loja online da Kaffa.
Ângelo Campota, do projeto ‘A Avó Veio Trabalhar’, acrescenta que “foi com muito gosto que abraçámos este desafio da Kaffa. Uma marca nacional, 100% portuguesa e que, tal como nós, defende e apoia a portugalidade, o design e a inovação”.
O projeto ‘A Avó Veio Trabalhar’ é um espaço criativo de co-criação artesanal para pessoas com mais de 65 anos e que arrancou em 2014 com 12 avós, contando hoje com mais de 70 avós. O objetivo é usar o design e os trabalhos domésticos para empoderar e aumentar o poder de intervenção comunitária dos participantes.