Quantcast
Sustentabilidade

Cacau obtido por Ferrero é agora 100% sustentável

O Grupo Ferrero alcançou o seu objetivo de obter cacau de forma 100% sustentável, certificado por organizações como a Rainforest Alliance.

O Grupo Ferrero alcançou o seu objetivo de obter cacau de forma 100% sustentável, certificado por organizações como a Rainforest Alliance (UTZ), a Fairtrade e a Cocoa Horizons.

Em comunicado, a empresa afirma que continua a somar esforços para garantir a total visibilidade e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento do cacau. Para além disso, o grupo renovou e ampliou a sua parceria estratégica com a Save the Children, comprometendo-se em mais de 8 milhões de euros, durante cinco anos, para proteger a infância nas comunidades produtoras de cacau, como a Costa do Marfim. Calcula-se que o programa beneficiará diretamente 37 000 crianças e adultos, e que chegue a um total de 90 000 pessoas.

Na temporada de colheita de 2019/2020, a Ferrero conseguiu rastrear mais de 95% da totalidade dos seus grãos de cacau até às explorações específicas que os produziram, e tem estado a avançar na rastreabilidade do chocolate adquirido a terceiros.

Outros dois grandes propósitos estabelecidos no programa da Ferrero consistem no empoderamento das mulheres e na redução da desigualdade entre géneros. Neste sentido, por exemplo, até à data, a Ferrero ajudou cerca de 14 000 membros das comunidades produtoras de cacau, principalmente mulheres, a obter acesso a pequenos empréstimos para atividades de empreendimento empresarial.

Recorde-se que foi em 2011 que a Ferrero se comprometeu a adquirir 100% dos seus grãos de cacau de forma sustentável antes do final de 2020. Em 2019, a Ferrero ampliou o alcance deste objetivo de forma a incluir o chocolate adquirido a terceiros.