Quantcast
Pagamentos

Amazon Pay, Continente Pay, ECI Pay – O retalho a entrar nas digital wallets

Amazon Pay, Continente Pay, ECI Pay – O retalho a entrar nas digital wallets

O valor das transações feitas com digital wallets deverá crescer 60% nos próximos quatro anos. Tendo em conta a crescente popularidade global destes meios de pagamento, com destaque em Portugal para o MB Way, as retalhistas têm também lançado cartas nesse sentido.

Durante o InRetail 2022, Sebastião Lancastre, CEO da EasyPay, fez um panorama geral do mercado. “Há aspetos que já sentimos no dia a dia: há coisas novas no momento de pagar e sentimos esta tendência de transformação enquanto consumidores.”

 

Notando o seu exemplo, em que deixou de usar a carteira e a passar a utilizar o telemóvel, declarou que a nossa vida está cada vez mais concentrada em “dinheiro e wallets digitais (Apple Pay, Google Pay e MB Way)”.

No retalho, a aposta neste tipo de wallets tem cinco grandes fatores. De acordo com o portal Business2comunity, os motivos são: aumentar a segurança no pagamento; reduzir as taxas de transação; melhorar a experiência e interação dos consumidores; rapidez e conveniência; e aumentar vendas.

 

Nos Estados Unidos da América, quer a Amazon, quer a Walmart já apostaram nestes meios. No caso do Amazon Pay, é um serviço online de processamento de pagamentos que permitem aos utilizadores usar a sua informação para fazer compra noutros sites como o Shopify e através de dispositivos com a assistente virtual Alexa. Já a Walmart apostou na sua plataforma em formato piloto durante o ano 2015, com a sua implementação em todas as lojas em 2016.

Na altura de lançamento, o vice-presidente sénior de serviços na Walmart U.S, Daniel Eckert, notou que “o Walmart Pay seria “só o início”. “Nós estamos a construir relações mais profundas com os nossos clientes em todo o nosso ecossistema e estamos ansiosos para oferecer novas ferramentas como o Walmart Pay, que permitem que estes usem o Walmart App como controlo remoto para uma experiência de compra mais rápida e conveniente.”

 

Em Portugal já existe um exemplo deste tipo entre as retalhistas. O Continente Pay, funcionalidade da aplicação do Cartão Continente que permite adicionar um ou mais cartões à conta e efetuar pagamentos apenas com o telemóvel. O método foi implementado em 2020 e, segundo dados da MC, o ticket médio de pagamento com Continente Pay é perto do dobro quando comparado com os restantes meios de pagamento. Neste momento, a wallet conta com mais de 170 mil consumidores e pode ser usada nas lojas da insígnia Continente, Well’s, note!, ZU, MO, Go Natural Supermercados e Bagga.

Em breve, um novo player do retalho pode entrar no mercado: o El Corte Inglés. De acordo com o jornal espanhol El Economista, a retalhista prepara-se para lançar a sua plataforma de pagamentos em Espanha, o ECI Pay. O serviço funcionaria nas lojas do El Corte Inglés, mas também pretende-se abrir para efetuar pagamentos em outros negócios, como postos de combustível.

 

A marca já está protegida a nível europeu e o projeto está a ser desenvolvido com vários parceiros tecnológicos, cujos nomes não foram revelados. Esta aposta deverá colocar em suspenso outras iniciativas da empresa relacionadas com pagamentos, como a aposta nas criptomoedas.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever