A inovação está a prosperar na indústria de pagamentos. Alimentados pela transformação digital, muitos desenvolvimentos tecnológicos têm sido implementados nos últimos anos, resultando numa jornada de clientes muito melhorada. Os pagamentos contactless, as carteiras digitais, o check-out self-service, o omnicanal, o BNPL, são exemplos de ferramentas e métodos que se estão a tornar comuns no nosso dia a dia.
Este ciclo de mudanças inovadoras não está prestes a parar. Existem algumas tecnologias excitantes que se encontram em fase inicial de desenvolvimento e que acreditamos que se tornarão também proeminentes no ecossistema (Software Point Of Sales (SoftPOS) como um destes).
Como funciona o SoftPOS
O objetivo do SoftPOS é transformar um smartphone ou tablet ativado pelo NFC num terminal de pagamento certificado, apenas adicionando software específico, mas sem hardware adicional. Normalmente, aplica-se a um dispositivo comercial off-the-shelf (COTS) normalmente disponível. No entanto, algumas empresas desenvolvem dispositivos operativos Android OS específicos para o negócio dos seus clientes, e mais tarde adicionam mais funcionalidades, como a Zebra Technologies, Toshiba, Diebold Nixdorf, entre muitas outras. Estes são conhecidos como “dispositivos empresariais”.
Uma vez que o SoftPOS depende de um dispositivo no qual pode ligar software para pagamentos, o dispositivo móvel, tablet ou empresa também pode incorporar aplicações adicionais de núcleo e/ou negócio.
O Android não é o único fornecedor de SISTEMA que tem vindo a adaptar esta tecnologia. A Apple tem as suas próprias capacidades com um ambiente de trabalho fechado. A empresa anunciou a introdução de uma solução capaz de transformar um dispositivo IOS num terminal de pagamentos que já se encontra operacional nos EUA. Além disso, os maiores fornecedores de cartões do mercado – Visa & Mastercard – já construíram a sua própria solução de certificação/autorização.
Estes pioneiros são indicadores claros de que a tecnologia SoftPOS representa um marco fundamental para a indústria de pagamentos.
Conformidade
A tecnologia SoftPOS permite que os dispositivos inteligentes se tornem terminais de pagamento seguros. Além disso, este terminal estará em conformidade com todas as normas de PCI relevantes necessárias para o processamento de pagamentos. Estes incluem a Norma PCI Contactless Payments on COTS (CPoC), que foi adotada em 2019 e que impede um dispositivo de pagar além do limite contactless (com exceção de programas de certificação dedicados como Visa e/ou Mastercard) que podem ser usados em conjunto.
Muito recentemente, no dia 16 de novembro, a PCI introduziu a sua mais recente norma – Mobile Payments on COTS (MPoC) que integra os mais recentes requisitos para o desenvolvimento da tecnologia SoftPOS, permitindo aos comerciantes aceitar pagamentos sem contacto em dispositivos COTS, com PIN (Número de Identificação Pessoal) e PAN (Número de Conta Primária) em vidro por valores acima do limite contactless.
Vantagens para os clientes
A inovação corresponde idealmente às necessidades e requisitos em mudança dos clientes. No retalho, e noutras indústrias, o SoftPOS tem muitos casos de uso e benefícios: corredores intermináveis, vendas assistidas, lojas pop-up, término das filas, pagamentos na entrega, bilhética, etc. Por exemplo, os clientes já têm a capacidade de escolher e encomendar bens e serviços online, bem como pagar no seu telemóvel. Isto é rápido e conveniente. No entanto, acreditamos que o SoftPOS também permitirá um processo simples enquanto paga dentro e/ou fora da loja. Os clientes querem evitar a fila; encomendar um item on-line se não estiver disponível na loja, mas pagá-lo de forma simples e direta junto do pessoal de vendas equipado com um terminal de pagamento SoftPOS
Outro setor em jogo é a hotelaria/restauração, principalmente restaurantes. Uma vez terminada a refeição, precisam informar os funcionários que querem pagar e esperar para receber o terminal de pagamento. Sem mencionar que o dito POS pode já estar a ser utilizado, causando mais atrasos. No entanto, com o SoftPOS o pessoal do restaurante pode usar o mesmo dispositivo para encomendar e ser pago pela refeição simultaneamente.
Benefícios para os comerciantes
A vantagem mais óbvia para os comerciantes é a capacidade de utilizar apenas um dispositivo para a sua aplicação principal de negócio e processamento de pagamentos. Claro que,ligado a isso está a sustentabilidade e a redução de custos, porque os comerciantes deixarão de ter de comprar um terminal de pagamento específico, ou lidar com preocupações de manutenção, uma vez que o Sistema Operativo Android permite que as atualizações sejam instaladas sem problemas.
Os comerciantes estão sempre à procura de novas formas de simplificar e melhorar a sua viagem ao cliente, reduzindo ao mesmo tempo os custos. Vemos o SoftPOS como um ajuste perfeito e é isso que torna esta tecnologia tão apelativa.
Obviamente, existem alguns elementos que nos fazem pensar que a estratégia de negócio ideal para os comerciantes implica uma combinação de SoftPOS com terminais de pagamento tradicionais. A tecnologia, a partir de hoje, ainda tem algumas limitações. Dito isto, a tecnologia já proporciona enormes benefícios – com todo o desenvolvimento de terminais específicos com requisitos específicos e (dependendo do ambiente) características adicionais, todas as possibilidades do esquema de cartões em todo o lado. Então, mais uma vez, está na fase inicial, com certeza haverá alguns desenvolvimentos interessantes em breve.
Esta tecnologia incorpora totalmente o objetivo da Worldline de fornecer soluções de pagamento adaptadas a todas as formas de comércio e servir as ambições de negócio dos seus clientes. Com base na SoftPos.eu, a Worldline está a lançar um novo produto a nível internacional: Worldline Tap on Mobile.
SOBRE A WORLDLINE
A Worldline [Euronext: WLN] é líder global no mercado de meios de pagamentos e o melhor parceiro tecnológico para o comércio, bancos e adquirentes. Impulsionada por 18 000 colaboradores em mais de 40 países, a Worldline oferece aos seus clientes soluções sustentáveis confiáveis e inovadoras para alavancar o seu crescimento. Os serviços oferecidos pela Worldline incluem instore e transações online, processos de pagamentos com alta segurança e diversos outros serviços digitais. Em 2021, a Worldline gerou uma receita proforma de quase 4 mil milhões de euros. worldline.com
Corporate Purpose
O propósito da Worldline (“raison d’être”) é de desenvolver e executar soluções pioneiras de pagamentos digitais e transacionais que possibilite o crescimento económico sustentável e que garanta a segurança das operações na nossa sociedade. A Worldline procura desenvolver soluções que gerem o mínimo impacto ambiental, que sejam amplamente acessíveis e que ajudem a alavancar a transformação social.