Quantcast
Retalho

Mercadona informa sobre as medidas contra COVID-19

Mercadona

A Mercadona informa que, com o objetivo de proteger a saúde e segurança dos clientes e colaboradores, além de assegurar o abastecimento das lojas, passará a adotar uma série de medidas. Assim, serão adotadas as seguintes medidas: os clientes serão informados das recomendações gerais a ter em conta para realizar as compras, tanto através dos membros da equipa como por meio de cartazes, altifalante da loja e redes sociais. Entre estas recomendações estão: (i) Apenas uma pessoa deve realizar as compras (evitando idas ao supermercado em família, com crianças ou em grupos); (ii) As compras não devem ser realizadas por pessoas que façam parte dos possíveis grupos de risco (idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas…); (iii) Comprar ao longo do dia e não à hora de abertura do estabelecimento. Assim, existe a garantia de poder atender todos os clientes diariamente; (iv) Por solidariedade, realizar as compras com agilidade e rapidez; (v) Não armazenar produtos desnecessariamente: o abastecimento de produtos de primeira necessidade está totalmente garantido; (vi) Pagar preferencialmente com cartão e evitar o uso de dinheiro em efetivo; (vii) A responsabilidade final do cumprimento das recomendações implementadas de distância, capacidade máxima, etc., recai nas próprias pessoas, que devem respeitá-las. Assim como utilizar luvas para selecionar os produtos perecíveis que estão à disposição na loja.

Além disso, Mercadona informa ainda das medidas de acesso aos seus supermercados. Assim, será controlada a capacidade dos supermercados e sinalizada a distância mínima exigida entre pessoas; a responsabilidade de ordenar a capacidade interior da loja será do encarregado do estabelecimento, ou da pessoa ou agente de segurança privada designado por este; a capacidade máxima permitida será regulada cumprindo com o estabelecido na Portaria n.º 71/2020, que determina 0,04 clientes por metro quadrado de área (o que equivale a 80 clientes numa sala de vendas de 2.000 metros quadrados); na via de acesso público a cada supermercado, estará marcada uma distância mínima de 1 metro entre as pessoas que aguardam a sua vez de entrar, e deverá ser respeitada para aceder aos mesmos.

 

Dentro das lojas, o retalhista espanhol a operar no nosso país desde o dia 2 de julho de 2019, salienta que “garante-se a distância mínima de 1 metro entre clientes com recomendações do pessoal do estabelecimento, com o apoio de cartazes que reforçam estas medidas, e estarão também marcados os limites de 1 metro no chão da secção da Peixaria e na linha de caixas.

Quanto ao horário de abertura, este será das 09:00 às 20:00 horas, sendo que o retalhista informa que, “dado que é uma situação excecional, irá adaptando às circunstâncias”.

 

Finalmente, no que diz respeito ao abastecimento e sortido, a Mercadona refere que as lojas “permanecerão abastecidas, reforçando e garantindo o abastecimento de produtos básicos e de primeira necessidade, para que os clientes buy viagra online possam fazer as suas compras diárias”.

“Com o objetivo de proteger a segurança alimentar”, o retalhista informa ainda que “não se admitirão, em qualquer circunstância, devoluções de produtos”.

 

A Mercadona adotou também medidas internas para reforçar a saúde e a segurança dos seus colaboradores, entre as quais se encontra a entrega por parte da empresa dos equipamentos de higiene e prevenção necessários, e a adoção de critérios específicos relativamente à saúde.

Da mesma forma, foram reforçados os processos diários de desinfeção e limpeza das instalações com serviços externos.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever