O Santander Consumer Finance, Sucursal em Portugal, anunciou o lançamento de uma solução de biometria para agilizar os financiamentos online, avança a entidade em comunicado.
Desta forma, o consumidor que pretenda solicitar um crédito online do Santander Consumer Finance poderá utilizar dois modos de identificação: a chave móvel digital e a nova solução de biometria.
A identificação por biometria funciona através de dois passos: a introdução de dados fundamentais, que incluem o carregamento, em formato de imagem ou PDF, do Cartão de Cidadão, e a confirmação da identificação do cliente através de um processo de “liveness” ou “prova de vida”.
Para isso, o cliente tem de ligar a câmara e tirar fotos ao rosto para que o sistema compare com a que consta no cartão de cidadão. “Acima de determinado valor de financiamento, o processo é reforçado por uma videochamada integrada na jornada de financiamento”, adianta a entidade.
“Este dispositivo avançado de identificação confere maior segurança às transações digitais, cumprindo os requisitos regulatórios de Know-Your-Customer e de tratamento de dados pessoais, oferecendo aos consumidores uma melhor experiência nas suas compras online”, adianta o comunicado.
De acordo com a entidade e relativamente aos comerciantes digitais, a opção permite também “o aumento do potencial de conversão de transações, já confirmado por alguns dos parceiros do Santander Consumer Finance, que registaram um aumento da taxa de conversão perto dos 40%”.
Para Nuno Zigue, CEO do Santander Consumer Finance – Sucursal em Portugal, “este importante passo revela o compromisso contínuo do Santander Consumer Finance com a inovação tecnológica, colocando-a ao serviço do cliente e dos seus parceiros, numa solução ágil, cómoda e segura”.
E continua: “estamos muito satisfeitos em ser a primeira entidade a concretizar esta solução biométrica no nosso país e continuamos focados em melhorar a experiência proporcionada ao cliente. O cliente final e os nossos parceiros agradecem”.