Mais de 60% dos inquiridos portugueses (63%) não sabem o que é o metaverso, em oposição a 37% que respondeu que sabe. Já 59% dos inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, sabem o que é esta tecnologia. Os dados são do “MARCO Research: Post Covid Consumer Behaviour II”, o estudo realizado pela agência de comunicação MARCO, que inquiriu 14.200 consumidores para perceber as tendências de consumo em 14 mercados.
No que toca ao mercado europeu, 42% dos consumidores têm conhecimento sobre o que é o metaverso, sendo que os inquiridos britânicos e espanhóis estão mais familiarizados com esta tecnologia. A Geração Z, comparativamente aos consumidores seniores, têm mais conhecimento acerca do metaverso.
A nível global, mais de metade dos inquiridos (54%) sabem o que é o metaverso. Os consumidores africanos assim como latino-americanos mostram maior consciencialização acerca desta tecnologia do que os consumidores norte-americanos e europeus.
Os fatores destacados pelos inquiridos na compra de um produto são a qualidade (81%) e o preço baixo (62%) e, em último lugar, com uma percentagem de 38%, surge a sensualidade da marca. A sustentabilidade surge em quarto lugar, com uma percentagem de 55%.
O estudo abrangeu os mercados europeu: Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido, africano: Costa do Marfim, Marrocos, Quénia e África do Sul, latino-americano: Brasil, Colômbia e México bem como os EUA.