Quantcast
Consumo

DECO insta governo a adotar logotipo nutricional Nutri-Score

A DECO, organização de defesa do consumidor, apelou ao Governo para que este adote o selo nutricional Nutri-Score, logotipo que, de forma rápida, permite aos consumidores avaliarem as opções nutricionais dos produtos.

Segundo se explica em comunicado, “a organização vai entregar um dossiê aos grupos parlamentares e ao Governo e convida os consumidores a assinarem a carta aberta para exigir o Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal”.

Defende a DECO que “interpretar o valor nutricional de um alimento embalado pode ser um quebra-cabeças devido à lista de ingredientes e tabelas nutricionais, que embora relevantes, são complexas, difíceis de interpretar e exigem tempo de análise”, isto depois de uma investigação da DECO PROTESTE, divulgada em abril de 2021, ter revelado que 59% dos inquiridos não conseguem, ou acham difícil, perceber se a informação no rótulo nutricional está completa e que quatro em dez inquiridos diz não conseguir interpretar a informação passada.

“Se queremos que os consumidores comam melhor, com mais qualidade, diversidade e mais equilibradamente, temos de ajudá-los a interpretar os rótulos nutricionais e escolher os melhores produtos”, explica Dulce Ricardo, Coordenadora da área alimentar da DECO PROTESTE.

“Temos de entregar mais informação ao consumidor, que ele consiga decifrar imediatamente quando olha para o rótulo, daí que, para uma organização como a DECO PROTESTE, o Nutri-Score seja fundamental e a sua adoção seja essencial no nosso país”, conclui