Quantcast
Economia

Antevéspera de Natal regista recorde de compras por segundo na rede Multibanco

Antevéspera de Natal regista recorde de compras por segundo na rede Multibanco

A rede Multibanco atingiu um recorde de operações por segundo (compras físicas + compras online + levantamentos) no dia 23 de dezembro de 2022, às 12h12. O valor de 365 transações é um máximo histórico, revela a SIBS Analytics.

Segundo explicado em comunicado, a antevéspera do Natal foi também o dia com o maior número de compras físicas diárias na rede Multibanco, com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras face à média do ano.

 

Já tendo em conta o mês de dezembro, na sua totalidade, o consumo aumentou 20% face ao ano anterior. O crescimento foi mais expressivo nas compras online: aumentaram 31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19%.

Quanto ao valor médio por compra (física e online), este registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30 euros.

 

Os pagamentos online pesaram 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que no ano anterior. Também a utilização do MB Way cresceu, com os pagamentos em loja através da aplicação a crescerem cinco vezes face ao período homólogo de 2020. As compras online registaram um incremento de três vezes face ao mesmo período.

mbway consumidores

 

Quanto aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2022 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2022) foram os de Jogos & Brinquedos (setor que cresceu 3,2 vezes), Perfumaria & Cosmética (2,3 vezes) e Casa & Decoração (2,0 vezes).

Os dados do SIBS Analytics permitem ainda concluir que o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro aumentou 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.