Quantcast
Economia

Clima de consumo continua em queda. Portugal acompanha ‘sentimento’ europeu

Clima de consumo continua em queda. Portugal acompanha ‘sentimento’ europeu

O clima de consumo na Europa voltou a cair, acentuado o terreno negativo. De -7,5 em maio, desceu para – 13,2 pontos em junho de 2022, revelam os dados da GfK Portugal. O valor está em queda desde fevereiro, tendo entrado em terreno negativo em março.

Todos os outros indicadores mantêm-se negativos, com a situação a piorar. Nas expetativas económicas, a queda foi de quatro pontos. Portugal mantém uma perspetiva muito negativa (-40 pontos), tendo caído 5 pontos face a maio.

 

Já o indicador das expetativas salariais caiu sete pontos em junho, atingindo o valor de -38 pontos. A Eslováquia e a Lituânia são os países com os indicadores menos negativos (- seis e -oito pontos, respetivamente). Portugal mantém uma perspetiva negativa (-29 pontos), tendo caído seis pontos face ao mês anterior.

Finalmente, o indicador propensão para comprar caiu cinco pontos em relação a maio, mantendo-se negativo. A Hungria é o único país que apresenta maiores níveis de confiança, com um indicador de 19 pontos. Em Portugal, a predisposição para comprar caiu três pontos, mantendo uma perspetiva negativa (-30 pontos).