É já hoje (7 de junho) que começa mais uma edição do Logitrans Summit, iniciativa da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE e da IFE – International Faculty for Executives que na sua 13ª edição se foca na ‘Eficiência nos processos logísticos’. Dividido por dois dias, 7 e 8 de junho, o evento ruma à Alfândega do Porto com vários oradores de relevo e abre com uma intervenção sobre a Globalização.
A manhã do primeiro dia do Logitrans Summit começa com uma mesa redonda subordinada ao tema ‘De Portugal para o Mundo: a globalização, os modelos de negócio e a estratégia da cadeia de abastecimento para uma maior competitividade e melhor performance’.
Filipe Gil, Diretor da revista Logística e Transportes Hoje, será o responsável por moderar uma conversa com Pedro Pacheco, Diretor Geral da UEN Metal – Grupo Frezeite, Nuno Rangel, Presidente da APOL e Pedro Correia, Diretor de Negócio Internacional do Santander Totta.
De seguida haverá lugar para uma apresentação sobre ‘A otimização dos processos internos e das operações de embalagem, armazenamento e movimentação de produtos dentro das empresas’, a cargo de José Moreira, Gestor Logístico da RAR, e para uma intervenção de Rui Castanheira, Diretor de Logística da Amorim & Irmãos, que partilhará a experiência da empresa na apresentação ‘Planeamento no coração da operação logística e os stocks como ponto principal no sucesso de um produto na logística: A gestão do triângulo – produção-aprovisionamento-fornecedores’.
Ainda da parte da manhã do dia 7 de junho, o Logitrans Summit traz um olhar sobre a indústria têxtil, numa intervenção de Manuel Lessa, Head of Business Intelligence and Development da Sonae SR – Fashion Division cujo mote é o tema ‘Indústria têxtil : quando os processos logísticos garantem o sucesso dos clusters na expansão internacional’.
Transportes: tarde do primeiro dia do Logitrans Summit abre com os melhores do setor
Depois de uma manhã de discussão de alguns dos temas mais importantes da atualidade dos setores da logística e dos transportes, a tarde do primeiro dia do Logitrans Summit abre com uma mesa redonda sobre os ‘Desafios Industriais’.
Que soluções apresentam os transportadores para a indústria? A questão será respondida numa mesa redonda com Alcibíades Paulo Guedes, Presidente da APLOG, Fernando Torres, CEO da Torrestir, Rui Gomes, Country Manager para Portugal da DHL, Gustavo Paulo Duarte, Diretor Geral da Transportes Paulo Duarte, e com a Olicargo.
De seguida, um olhar sobre o futuro, com Manuel Vilhena Júlio, Desenvolvimento Negócio/Rede da MBP Automóveis Portugal, e uma apresentação sobre ‘Ambiente e Competitividade: O Gás Natural como combustível nos transportes’, com José Costa Pereira, Diretor Comercial Empresas G&P da GALP.
Durante o primeiro dia haverá ainda lugar para um intervenção sobre ‘Trucks for Terminals –A eficiência no transporte aliada à sustentabilidade económica e ambiental para agregar valor à cadeia de abastecimento e reforçar a competitividade’, com Cristina Falcão, da Luís Simões, e Célia Barbacena, Road & Rail Coordinator da Altri, e para um case study sobre ‘O Mercado Mobiliário e as suas Necessidades logísticas e de transporte’, com Egídio Lopes, Administrador da KLOG, e Gualter Morgado, da APIMA.
E antes da entrega dos Prémios Logística & Transportes, iniciativa que pretende distinguir os melhores dos setores da logística e dos transportes, o encerramento das conferências estará a cargo de Joaquim Vale, Administrador da Santos e Vale que discutirá ‘A A importância da otimização da relação com o cliente e a proximidade, confiança, ferramentas de tracing e sincronização da informação’.
Cadeia de Abastecimento: segundo dia do Logitrans olha para os desafios do setor
Depois de um primeiro dia repleto de intervenções e oradores de peso, o segundo dia do Logitrans Summit (8 de junho) colocará em destaque alguns dos maiores desafios do setor da logística e dos transportes na atualidade: a formação e desenvolvimento, a produtividade, as novas tecnologias e a eficiência da cadeia de abastecimento.
A manhã abre com uma mesa redonda cujo mote é ‘Ultrapassar os desafios de um negócio e definir uma estratégia de melhoria contínua significa apostar no desenvolvimento das competências dos colaboradores, na liderança e no engagement’.
A Tiago Sanchez, do Kaizen Institute juntar-se-ão para esta discussão Nuno França, Diretor de Logística da Revigrés, Arlindo Soares, Diretor do Serviço de Aquisições e Logística do Instituto Português de Oncologia do Porto e José Pedro Ribeiro, Supply Chain & IT Director da Fromageries Bel Portugal.
A manhã está reservada também para o debate da ‘Intralogística: agilização de processos e melhoria de produtividade’, com Raquel Passos Miranda, Divisional Continuous Improvement Manager – Packaging Division da Colep, que apresentará um ‘Modelo de Melhoria Contínua – Paixão pela Excelência!’, e do tema ‘Redimensionar e Dinamizar o Armazém para uma Eficaz, Eficiente e Segura movimentação e gestão de Stocks’, com Marco Castanheira, Logistic Warehouse Manager da PPG-Dyrup.
Contudo, a manhã do segundo dia não encerra sem a discussão de dois case studies: ‘The Supply Chain in the Food Industry: the case of baby food’, com Sofia Raquel, Supply Chain Director da Cerealto Portugal, e ‘Satisfação do cliente: A reorganização do armazém para melhorar as movimentações e facilitar a gestão dos stocks e contribuir para uma melhor serviço ao cliente’, com Leandro Fernandes, Key Account da VRC, e Víctor Juárez, CEO da Mi Tienda de Arte.
Logística e retalho: dois setores de mãos dadas?
E como falar de retalho é também, cada vez mais, falar de logística, o Logitrans Summit 2016 termina com várias apresentações sobre temas que têm estado na agenda dos dois setores.
João Machado, Operations and Logistics Diretor da Portugal Footwear, abre as intervenções da tarde do segundo dia do evento, com uma apresentação subordinada ao tema ‘Experiências compartilhadas – O uso de tecnologias em diferentes etapas da cadeia de abastecimento do sector calçado. Qual a visibilidade e qual o controlo de fluxos que fornecem em tempo real?’
A essa apresentação segue-se uma mesa redonda, ministrada por Filipe Gil, Diretor das revistas Logística e Transportes Hoje e Distribuição Hoje, sobre o tema ‘Produzir para os novos formatos de retalho: aprovisionamento, otimização de stocks, forecast de vendas e novos modelos de entrega’. Para esta conversa estarão juntos João Neves, Supply Chain Director da Fnac Portugal, e Paulo Nunes de Almeida, Presidente da Direção da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
O evento não termina sem se abordar a influência que a tecnologia tem tido na revolução do setor da logística. Miguel Teles, Diretor de Supply Chain e E-commerce da Sport Zone, falará sobre ‘Experiência da utilização de RFID em loja como solução logística para controlo de stock em armazém e loja’, e Clara Rojas, Marketing Manager para Portugal e Espanha da UPS, debaterá ‘Innovation in logistics – The rise of e-commerce’.