A Repsol, em colaboração com a empresa de embalagens industriais Signode, desenvolveu o primeiro composto de polipropileno ready-to-use, especificamente para cintas de alta resistencia e que incorpora 30% de reciclagem mecânica de plástico doméstico pós-consumo.
Segundo explicado em comunicado, a solução Repsol Reciclex RXP33AAA é certificada ao abrigo do esquema Recyclass, que garante a rastreabilidade dos plásticos reciclados. Desta forma, esta solução reduz a sua pegada de carbono em 9%.
A empresa explica que “a incorporação destes produtos reciclados nas formulações de polipropileno para cintagem, tem sido um grande desafio para ambas as empresas, por se tratar de uma aplicação que exige elevada consistência e resistência”.
Com base nos requisitos fornecidos pela Signode, a equipa de economia circular da Repsol, selecionou fluxos de materiais reciclados específicos e estudou várias formulações no Repsol Technology Lab. Por seu lado, a Signode efetuou todos os testes de desempenho para confirmar que a formulação final tinha as propriedades mecânicas necessárias para os seus produtos.
Ambas as empresas consideram que este tipo de desenvolvimentos contribuiu para o cumprimento dos compromissos de sustentabilidade de muitos setores industriais, que necessitam deste tipo de produtos – como as cintas – nas suas embalagens logísticas ou industriais para amarrar a carga e garantir a sua segurança e integridade durante o transporte.