Quantcast
Logística

Logista fecha ano fiscal com crescimento de 13% no lucro

Logista fecha ano fiscal com crescimento de 13% no lucro Direitos Reservados

A Logista fechou o ano fiscal de 2024, que terminou a 30 de setembro, com um lucro líquido de 308 milhões de euros, um aumento de 13% em relação ao período anterior. O EBIT ajustado também aumentou em 5%, para os 385 milhões de euros.

No que toca a vendas económicas, a empresa alcançou 1.757 milhões de euros, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, enquanto as receitas cresceram 4% em comparação com o mesmo período de 2023, atingindo os 12.986 milhões de euros.

 

De acordo com o comunicado de imprensa, há ainda que ressalvar o resultado de inventário, que totalizou 35 milhões de euros, face aos 30 milhões de euros do ano anterior, bem como o resultado financeiro líquido de 93 milhões de euros, contra os 76 milhões de euros registados em 2023.

Quais os resultados nas diferentes regiões?
As vendas da Logista na Península Ibérica atingiram os 1.144 milhões de euros, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023, nomeadamente devido a um crescimento significativo no segmento do transporte e distribuição farmacêutica.

 

Relativamente às receitas, a empresa atingiu os 4.843 milhões de euros, ou seja, um crescimento de 8% na região.

Já na Itália, as vendas económicas ascenderam a 402 milhões de euros, o que significa um aumento de 9% em relação ao ano anterior, impulsionado por maiores volumes e variação de taxas. Além disso, a empresa aumentou as suas receitas em 4%, atingindo 4.436 milhões de euros.

 

No que diz respeito ao mercado de França, as vendas económicas atingiram os 216 milhões de euros, uma diminuição de 4% em relação a 2023, devido a uma redução nos volumes distribuídos, que foi parcialmente compensada pela variação da taxa e pelo impacto positivo dos valores das ações. Em termos de receitas, a Logista faturou 3.764 milhões de euros, o que representa um aumento de 0,2% em relação ao ano anterior.

Para Iñigo Meirás, CEO da Logista, estes resultados “consolidam o crescimento progressivo que a Logista tem registado nos últimos anos, produzindo os melhores resultados que vimos desde a nossa estreia na bolsa em 2014”.

 

Para 2025, a empresa antecipa que vai manter um crescimento sustentado, estimando um aumento de meio dígito no EBIT ajustado face a 2024, sem ter em conta as variações do valor das ações durante ambos os períodos e eventuais novas aquisições que possam ocorrer.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever