A Logicor anunciou ter entregado à construtora nacional Garcia Garcia a construção de um novo centro logístico, na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso, aumentando assim as suas instalações logísticas.
O novo edifício foi projetado e construído com o objetivo de obter a certificação BREEAM, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção, refere o comunicado de imprensa da construtora.
Com uma área de cerca de 30.000 metros quadrados, o novo centro divide-se em quatro pavilhões logísticos aproximadamente de 7.500 metros quadrados. Cada armazém possui zonas administrativa e sociais dedicadas, com 500 metros quadrados divididos entre dois pisos e oito cais de carga.
“Na conceção foi tida em consideração a modularidade dos espaços, com a possibilidade de agregar zonas e criar espaços com capacidade superior”, de acordo com o comunicado.
Segundo a comunicação enviada às redações, o desenho e a construção do projeto basearam-se na vertente da sustentabilidade, para isso, a construtora explica a necessidade em desenvolver soluções específicas, desde a escolha dos materiais, à produção e gestão dos recursos energéticos, passando pela gestão dos processos de obra ou pela seleção dos fornecedores.
Além disso, a construtora refere ainda a preocupação com as condições ambientais dentro do edifício, de forma a fomentar a eficiência energética e a minimização dos custos operacionais.