Quantcast
Retalho

LIDL inaugura entreposto semi-robotizado após investir 73 milhões

O LIDL Portugal continua a investir fortemente na sua expansão em território nacional e esta terça-feira, 14 de dezembro, inaugurou o que é o seu primeiro entreposto logístico semi-robotizado, situado em Santo Tirso.

“Com um investimento de 73 milhões de euros, o recente e mais moderno entreposto do Lidl já está a operar a 100%, assumindo o fornecimento das lojas do norte de Portugal. Este entreposto veio contribuir para a dinamização da economia local, com o desenvolvimento de uma nova zona industrial no Norte do país, e a criação de quase duzentos novos postos de trabalho”, afirma a retalhista em comunicado.

 

Numa cerimónia inaugural que que contou com a presença do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, do Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto e Burgães, Fernando Gomes da Silva, explicou-se que este novo espaço visa substituir o anterior, de Vila Nova Famalicão, existente desde 1997.

“Marcando o desenvolvimento de uma nova zona industrial em Santo Tirso, (Zona Industrial da Ermida), este entreposto ocupa um espaço de 48.000 metros quadrados, equivalente a 5 campos de futebol e tem capacidade para abastecer mais de 100 lojas, garantindo uma maior eficiência de resposta e ganhos significativos do ponto de vista da sustentabilidade das operações. A capacidade de armazenagem é de 55.000 paletes e conta com mais de 90 cais”, acrescenta a retalhista em comunicado.

 

“Contudo, este projeto torna-se diferenciador, especialmente, por se tratar do primeiro entreposto semi-robotizado do Lidl em Portugal, o que traz benefícios, como um maior ganho de capacidade de armazenamento por m2, menos perdas de produto, maior eficiência da operação e uma mais eficiente organização da entrada e saída das paletes. Em suma, traduz-se num investimento diferenciador do retalhista nos seus entrepostos, uma vez que o introduz num novo modelo industrial, no qual se incluem as tecnologias de automação na execução de edifícios inteligentes”, sintetiza-se.

O entreposto do Lidl em Santo Tirso em números:

  • Investimento: 73 milhões de euros
  • Área: 48.000 m2, 5 campos de futebol
  • Capacidade de armazenagem: 55.000 paletes
  • Cais: mais de 90 cais de carga e descarga
  • Capacidade de abastecimento: mais de 100 lojas
  • Lugares de estacionamento: 400
  • Estações de carregamento duplas para veículos elétricos: 6
  • Empresas parceiras: 264 (das quais cerca de 90% nacionais)