Quantcast
Logística

Castanheira do Ribatejo recebe plataforma logística com custo superior a 120 milhões de euros

A Montepino, SOCIMI especializada no setor de imobiliário para logística, está a desenvolver um projeto logístico em Castanheira do Ribatejo, no qual o maior lote será ocupado pela Leroy Merlin.

Nesse sentido, a sociedade investiu mais de 120 milhões de euros na construção deste projeto chave-na-mão no Lote 1, que conta com uma área bruta de construção de 108 000 metros quadrados. A fase de construção em curso envolve mais de 250 postos de trabalho, com a participação de aproximadamente 40 empresas nacionais e locais.

 

A Leroy Merlin prevê, após a entrada em funcionamento da plataforma logística, a criação de cerca de 400 postos de trabalho.

O projeto localiza-se no cruzamento da autoestrada A1, de Lisboa-Porto com a A10, via que une Lisboa a Espanha e ao Algarve. O chamado “KM 0” da logística de distribuição em Portugal concentra mais de 60% do parque logístico da Área Metropolitana de Lisboa, que, pela sua vez, aglutina mais de 80% do parque logístico de Portugal.

 

“A Montepino concentra atualmente a sua carteira de clientes na zona centro de Espanha e pretende impulsionar a sua diversificação geográfica, aumentar a sua presença em áreas que apresentam grandes oportunidades, como é o caso da Castanheira do Ribatejo. Um projeto concebido de acordo com a estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) da” sociedade, explica Juan José Vera, diretor geral da Valfondo Investment Management e conselheiro da Montepino.

A Montepino está a preparar este projeto para obter o nível Gold o mais elevado, da certificação LEED. O complexo vai ainda integrar escritórios compostos por open spaces, salas de reuniões, salas de formação e zonas de convívio. A estrutura dos escritórios é de madeira, os espaços vão dispor de um sistema fotovoltaico com baterias de 20 KW e o complexo vai contar com zonas verdes e uma bacia de retenção com 12 000 metros cúbicos.

 

Juan José Vera, acrescenta que “com este projeto em Castanheira do Ribatejo, o maior do género em Portugal, a Montepino afirma-se como um dos principais gestores de imobiliário de logística da Península Ibérica. Em Espanha já temos uma presença consolidada no centro do país e prevemos expandir e internacionalizar a atividade.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever