Quantcast
Retalho

Uber, Bolt e Glovo criam associação para representar setor

Uber, Bolt e Glovo criam associação para representar setor

A Associação Portuguesa das Aplicações Digitais (APAD) é a nova associação do setor das plataformas digitais que tem atividade em Portugal. O nascimento surge pela mão da Bolt, Glovo e Uber.

“A longo prazo, a nossa missão assenta em estimular de forma continuada a evolução positiva do setor, encontrar novos pontos de contacto entre diferentes agentes da comunidade e posicionar a inovação portuguesa como uma referência, inclusive internacionalmente, para que tanto o setor como o país possam tirar o melhor partido possível da nossa associação”, explica fonte oficial da associação, em declarações ao Jornal Económico.

 

A APAD esclarece que ainda se encontra “num processo inicial”, quando questionada sobre se a intenção é abranger TVDE (Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados) ou apenas apps de entregas que recorram a estafetas – como as concorrentes Loggi, Getir ou Bairro. No entanto, a fonte oficial acredita que, “futuramente, existirá espaço para incluir potenciais futuros membros”.

 

A associação explica ainda que irá lutar pela flexibilização no estafetas dos estafetas e pedir uma reunião inicial ao Governo sobre o assunto, que consta da Agenda do Trabalho Digno.

“Para nós, é evidente, por exemplo, que qualquer regulação necessita de ter em conta a possibilidade de flexibilização e não forçar os estafetas a um modelo que eles não querem. Porque é que dizemos isto desta forma tão linear? Porque sabemos, através do estudo independente “Impacto Social e Laboral das Plataformas Digitais de Entrega em Portugal”, realizado pelo ISCTE Executive Education e do qual fomos promotores, que é isso que a quase totalidade dos estafetas pretende”, explica.