A Tetra Pak lançou uma nova linha de extrusão de alta capacidade para produção industrial de gelados de pauzinho e sanduíche. De acordo com a empresa, a nova linha “possui a maior capacidade do setor”, sendo capaz de produzir cerca de 43 mil unidades por hora.
“A eficiência dos equipamentos de congelação e de corte de alta precisão garantem a uniformidade do produto, com idêntica espessura e elevada estabilidade – graças à eficácia no controlo de temperatura em todas as fases. A unidade de mergulho e de transferência recentemente desenvolvida, permite uma imersão suave e precisa e uma colocação cuidada e sem erros no invólucro de embalagem com um desperdício mínimo de produto”, explica a Tetra Pak.
A Tetra Pak refere ainda que quando a linha funciona em plena capacidade, “os custos operacionais e o impacto ambiental são os mais baixos da indústria. Um acréscimo de produção de 60% é obtido sem necessidade de mão-de-obra adicional e com um aumento de 44% no consumo energético.”
“Há 70 anos que apoiamos os nossos clientes na oferta de gelados de qualidade, com excelente sabor e textura”, refere Peter Lindstrom, diretor da Categoria Gelados na Tetra Pak. “Esta nova solução permite aumentar o volume de produção, sem prescindir de uma elevada qualidade, com uma significativa redução nos custos unitários.”
No último ano, segundo a Tetra Pak, foram consumidos 17,2 mil milhões de litros de gelado. A taxa de crescimento anual prevista para o período de 2014 a 2019 é de 1,8%, liderada pelas regiões da Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa Ocidental.