Quantcast
Sustentabilidade

Simples e inovadora: A forma como a Tesco ataca o desperdício alimentar

iStock

O desperdício alimentar é um dos principais problemas do retalho alimentar. Quer estejamos a falar de produtos que deixam de ser consumidos pelos clientes, quer pela pegada carbónica associada ao desperdício, a Tesco decidiu dar um passo em frente.

Segundo a imprensa internacional, a retalhista alimentar vai transformar as ‘sobras’ das suas lojas, transformando esses produtos em alimento para animais. Em declarações ao The Grocer , a gigante dos supermercados afirmou que a medida poderia ajudar a “revolucionar” o combate ao desperdício alimentar.

 

De acordo com o que já foi avançado, para esta iniciativa, a Tesco contratou a empresa de engenharia RenEco para construir a instalação em Northamptonshire, que transformará resíduos alimentares em polpa ou ração animal.

As entregas devem ser feitas no local toda semana a partir de novembro, com produtos frescos e produtos de panificação sendo o foco da operação. O excesso de carne e peixe passará por um processo separado para alimentação de animais de estimação.

 

Ao que já se sabe, a nova unidade terá capacidade para processar 1.000 toneladas de excesso de alimentos por semana, sendo que as entregas de produtos podem ser feitas por outros fabricantes ou retalhistas.

A diretora de qualidade e sustentabilidade do grupo Tesco, Claire Lorains, disse à publicação: “O desperdício de alimentos é um problema global, então estamos continuamente em busca de formas de o reduzir no nosso próprio negócio e apoiar outros a fazerem o mesmo em todo o setor.”

 

Tesco adianta-se a regras europeias e põe passaporte digital nas suas roupas

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever