A área de retalho especializado da Sonae tem vindo a reforçar a sua internacionalização e, em 2016, atingiu um total de 259 lojas no estrangeiro, em 32 mercados distintos. De acordo com a Sonae SR, em 2016, as suas vendas internacionais cresceram 22% e, a unidade Sports & Fashion, em particular, registou um crescimento de 93% do volume de negócios no exterior, um incremento que terá sido impulsionado pela integração da Salsa e da Losan.
De acordo com a Sonae SR, em 2016 registou-se a abertura bruta de 46 lojas fora de Portugal, com destaque para o mercado espanhol onde foram abertas 13 lojas Sport Zone, nove lojas Worten e cinco lojas Salsa. Entre os novos países em que a Sonae SR marca agora presença estão mercados como Luxemburgo, Eslovénia, Chipre, Guatemala, Martinique, Cambodja, Bahrein, Koweit, Emirados Árabes Unidos e Angola.
Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, refere que “a internacionalização é central na estratégia de crescimento da Sonae SR, pelo que temos vindo a investir na expansão dos nossos negócios através de parcerias, acordos de franchising e wholesale. Nos últimos exercícios realizámos também a aquisição da Salsa e da Losan, que vieram reforçar as nossas competências e abrir novos mercados. O resultado desta estratégia está a dar frutos, já que em 2016 a divisão Sports & Fashion quase duplicou a sua atividade internacional”.
Em 2016, a Sonae SR registou um volume de negócios de 1439 milhões de euros, um crescimento de 11,2% face ao ano anterior. A Worten viu as suas vendas crescerem 2,1% e a Sonae Sports & Fashion cresceu 31,3% para 529 milhões de euros.