Quantcast
Sonae

Sonae regista vendas de 4,5 mil milhões de euros no retalho

Eficiência e quotas de mercado garantem 12 milhões a Sonae

Em 2012 a Sonae registou ganhos de quota de mercado na generalidade dos seus negócios de retalho, com destaque para o Continente, Worten e Sport Zone.De acordo com informação veiculada pelo grupo Sonae, “em 2012, as vendas preliminares no retalho ascenderam a 4,5 mil milhões de euros, praticamente em linha com o ano anterior, tendo a área total de vendas superado 1 milhão metros quadrados”.

As vendas internacionais cresceram 6% e a Sonae SR alargou a sua presença a um total de 146 lojas no estrangeiro. A área de retalho da Sonae entrou em quatro novos mercados e passou a ter lojas das suas marcas em 10 países de todo Mundo.

A propósito deste desempenho, Paulo Azevedo, CEO da Sonae afirma: “Como esperado, 2012 foi um ano repleto de desafios para os retalhistas com exposição ao consumo privado em Portugal e Espanha. A redução do rendimento disponível das famílias e o crescente nível de desemprego levaram os consumidores a ajustar e reduzir os seus padrões de consumo, com impactos particularmente evidentes nas categorias mais discricionárias”.

 

Paulo Azevedo indicou ainda que “neste enquadramento, estamos satisfeitos com a performance de vendas alcançada pelos nossos formatos de retalho, que, na generalidade dos casos, ficou em linha com as nossas expectativas iniciais para o ano de 2012”.

As vendas preliminares conjuntas das unidades de retalho da Sonae – Sonae MC e Sonae SR – totalizaram 4,5 mil milhões de euros em 2012, permitindo à Sonae reforçar a sua posição de maior retalhista em Portugal. Apesar do ambiente económico vivido na Península Ibérica, a relativa estabilidade das vendas resulta de um desempenho superior ao mercado, traduzido em ganhos de quota decorrentes da oferta dos melhores produtos e dos preços mais baixos aos clientes, bem como do processo de internacionalização.

 

Vendas internacionais Sonae SR crescem 5,8%

As vendas internacionais da Sonae SR cresceram 5,8% em 2012, para 335 milhões de euros. As vendas nos mercados externos representaram mais de 28% das vendas totais do ano, 3 p.p. acima do valor registado em 2011, sendo que a operação em Espanha cresceu 4,2% para 324 milhões de euros. Apesar deste desempenho positivo, o volume de negócios da Sonae SR diminuiu cerca de 4,5% para 1.180 milhões de euros, refletindo essencialmente a contração geral do consumo privado particularmente evidente nas categorias discricionárias, com impacto nas vendas por metro quadrado nos mercados ibéricos, e o menor nível de expansão da área de vendas total (+ 0,5% em 2012 vs +15% em 2011).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever