A Sonae MC e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Instituto Politécnico do Porto (IPP), lançaram o curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gestão Comercial no Ponto de Venda, por forma a “reconhecer a experiência profissional dos colaboradores e promover o upskilling na empresa retalhista“.
“O objetivo deste curso, que teve início a 3 de novembro, em regime pós-laboral e em formato b-learning, é desenvolver competências nos profissionais da Sonae MC que desempenham funções no âmbito da Gestão Comercial no Ponto de Venda, e que, por possuírem mais de 5 anos de experiência profissional nesta área de atividade, beneficiarão de processo de reconhecimento de até 50% da frequência do ciclo de estudos, acelerando a obtenção do diploma“, refere a cadeia de supermercados em comunicado.
A Sonae MC é a primeira empresa a realizar uma parceria em Portugal neste âmbito, para um grupo de 20 pessoas ativas da sua empresa. Este projeto promove “o ingresso tardio no ensino superior de alunos com faixa etária acima dos 30 anos, integrados no mercado de trabalho, conduzindo ao desenvolvimento de competências como aprender a aprender“.
A formação tem a duração de 1 ano, acrescido de 6 meses de estágio, no próprio local de atividade, e permite o aumento das qualificações dos colaboradores da Sonae MC, que têm uma escolaridade ao nível do 12º ano (correspondente ao Nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações), segundo a empresa. A conclusão do curso confere um diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
Elisabete Robalo, coordenadora do Centro Qualifica Sonae MC, afirma que “ a Sonae MC tem a responsabilidade de dar resposta às necessidades de qualificação, apostando na reconversão de carreiras dos seus colaboradores, bem como, na sua formação e especialização, tanto a nível secundário, como a nível superior“. A responsável acrescenta ainda que “esta é uma forma de valorizar e reconhecer as nossas pessoas que, pelos seus anos de experiência, são legítimos merecedores da atualização e aumento da sua escolaridade”.
O desenvolvimento deste curso em parceria com o ISCAP surge na sequência do protocolo criado entre a Sonae MC e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que também já possibilitou o lançamento do mestrado pioneiro em “Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, LGCA“ com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).