A Sonae Distribuição informou que celebrou com o grupo Carrefour um acordo de aquisição das acções representativas de 99,8648% do capital social da sociedade Carrefour (Portugal) – Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, SA.
A operação em causa envolve a aquisição de 12 hipermercados, 8 postos de combustível adjacentes ao parque de lojas e um conjunto de projectos para abertura de novas unidades comerciais. Este agregado apresentou em 2006 vendas líquidas de aproximadamente 530 milhões de euros.
Segundo informação de comunicado, a decisão da Sonae Distribuição de concretizar este investimento baseou-se na atractividade dos activos em causa, na qualidade e competência da equipa de colaboradores Carrefour (Portugal).
Seis mil empregos em três anos
A Sonae garante que não vai despedir trabalhadores por causa da compra da Carrefour Portugal. De acordo com Nuno Jordão, administrador da Sonae distribuição, os actuais funcionários são insuficientes e será preciso contratar mais gente. O administrador diz que a compra dos hipermercados Carrefour vai permitir criar pelo menos seis mil empregos nos próximos três anos. «Se considerarmos os projectos de investimento que o Carrefour Portugal já tinha equacionado e cujas licenças já estavam concedidas, diria que o plano de investimentos vai ser aumentado em cem milhões de euros por ano, o que representa mais dois a três mil postos de trabalho por ano», afirma o administrador.
A Sonae prevê que os hipermercados Carrefour se passem a chamar Continente, só falta a autorização da Autoridade da Concorrência. Uma situação que Nuno Jordão acredita ser facilmente aprovada. A Sonae prevê ficar com 30% da quota de mercado em Portugal.
A operação encontra-se sujeita à aprovação pela Autoridade da Concorrência.