Consumo

SIBS lança portal com mais de mil milhões de indicadores sobre consumo em Portugal

SIBS lança portal com mais de mil milhões de indicadores sobre consumo em Portugal

A SIBS anunciou esta quarta-feira (15 de maio) o lançamento do Portal de Indicadores de Consumo, uma plataforma que permite aceder a mais de mil milhões de indicadores sobre consumo em Portugal. De acordo com a empresa, que gere a rede Multibanco em Portugal, a plataforma irá disponibilizar dados em diversos formatos, nomeadamente gráficos, mapas e infografias e complementa o lançamento do serviço de business intelligence SIBS Analytics.

“O Portal de Indicadores de Consumo é baseado em informação recolhida através dos pagamentos eletrónicos e acesso a numerário processados pela SIBS nos últimos dois anos. Proporciona, de forma macro, agregada e aproximada, uma visão 360º sobre o consumo e as características dos consumidores portugueses e estrangeiros em Portugal através de um conjunto selecionado e representativo de dados relativos a operações de pagamentos eletrónicos e numerário. Estes indicadores estão organizados por 1) caracterização do consumo agregado – número e valor transacionado, de forma segmentada por setores de atividade e geografia – e 2) caracterização do consumidor português e estrangeiro em Portugal, por grupos de consumo e períodos de estadia, respetivamente”, explica a SIBS.

“O Portal de Indicadores de Consumo e o SIBS Analytics enquadram-se na estratégia da SIBS de inovação e de dinamização da economia digital em Portugal. O Portal de Indicadores de Consumo é uma plataforma inovadora que representa um melhor acesso à informação e, consequentemente, ao conhecimento. O SIBS Analytics, enquanto serviço inovador de Business Intelligence, reforça o posicionamento da SIBS como uma entidade parceira de referência das empresas e instituições em Portugal”, afirma Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.