Quantcast
 

SIAL dOr 2012 destaca os produtos alimentares mais inovadores

Sial: O mundo da alimentação num salão

Dos nove produtos nacionais apresentados em Montreal, no Canadá, o vinagre em spray Peninsular Figo, da Mendes Gonçalves foi o produto português mais votado pelo júri do SIAL d’Or. A nível internacional o júri premiou produtos que apostaram na inovação.

“Tango”, uma bebida energética que se transforma em espuma na boca e que foi um sucesso em Inglaterra. “Selfish Trout”, um filete de peixe já temperado e embalado numa película que pode ir ao forno, vindo diretamente da Hungria. “Guzzle Puzzle”, gomas de várias formas e sabores que são também um puzzle didático e que faz as delícias de crianças e pais ingleses. “Granular Ice Cream”, um gelado russo feito de centenas de bolinhas de diferentes sabores. Ou ainda as “Gotas del Marqués”, saquetas individuais de whisky ou rum para colocar o típico “cheirinho” no café de forma discreta, um produto dos nossos vizinhos espanhóis.

Estes são alguns dos nove produtos selecionados pelo júri dos prémios SIAL d’OR, que esteve reunido recentemente em Montreal, no Canadá, ao mesmo tempo que decorreu a exposição alimentar SIAL para o mercado norte-americano.

 

O júri, composto por jornalistas de 29 publicações especializadas em distribuição e retalho – sendo a DISTRIBUIÇÃO HOJE a publicação portuguesa parceira da iniciativa – escolheu os produtos mais inovadores e mais bemsucedidos em nove categorias: produtos lácteos, produtos refrigerados, temperos e condimentos, produtos de mercearia doces, congelados, produtos doces congelados, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas e vinhos.

 

 

Vinagre Português

Apesar de não ter vencido em nenhuma das categorias, a participação de Portugal destacou-se com o vinagre de figo Peninsular, o produto português que reuniu o maior número de votos. Juntando duas inovações num mesmo produto – o figo como matéria-prima e a embalagem equipada com um spray que facilita o tempero das saladas.. Este produto, que conquistou o título de “Sabor do Ano 2011” na categoria de vinagres, foi desenvolvido utilizando figos da zona envolvente à fábrica e através de processos 100 por cento naturais.

 

O júri do SIAL escolheu ainda, para além dos respetivos vencedores das nove categorias, o produto mais inovador, vencedor do prémio “Global SIAL d’Or” – um resultado que será conhecido apenas a 25 de outubro, aquando da exposição SIAL em Paris.

*não perca a reportagem sobre o SIAL D’or 2012 na próxima edição da DISTRIBUIÇÃO HOJE (edição de junho)

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever