Quantcast
Retalho

Sabe quem são os turistas que mais compram em Portugal?

De acordo com dados da Global Blue, empresa de gestão de operações Tax Free (reembolso de IVA a turistas), as compras tax-free em Portugal durante os primeiros 9 meses deste ano continuaram a registar uma dinâmica positiva, com um crescimento global, relativamente ao período homólogo de 2016, de cerca de 41%.Além do turista angolano, que continua a liderar o top 5 das compras em Portugal, são os turistas chineses e brasileiros que dominam as atenções dos comerciantes.

Segundo o estudo, “a China continua a ser o mercado emissor que mais tem vindo a crescer em termos médios, com as compras dos turistas chineses a aumentarem 49% e o valor da compra média a subir para os 641 euros– no período homólogo de 2016 foi de 631 euros”.

Para Renato Lira Leite, Managing Director da Global Blue, «parte deste crescimento deve-se aos voos directos que desde julho ligam Portugal e a China».

Destaque, também, para o Brasil, o mercado que mais cresceu em volume de compras (mais 71% face ao período homólogo), contrariando a tendência de quebra do último ano. O valor médio por compra do turista brasileiro foi de 223 euros.

Na quarta posição das nacionalidades que mais compras fazem em Portugal, está o Globe Shopper norte americano, com um crescimento de 47% face aos mesmos 9 meses de 2016. O valor médio de compra também aumentou de 474 para 505 euros.

Renato Lira Leite destaca que este aumento dos norte americanos se deve ao crescente numero de ligações aéreas directas com os EUA, mas, também, às taxas de câmbio favoráveis e que constituem, a par do incentivo fiscal que é o tax free, um importante estímulo às compras em Portugal».

A fechar o Top 5 das nacionalidades que mais compram em Portugal, está o turista moçambicano, com 23% das compras e um valor médio de 200 euros por compra efectuada.