Segundo o CEO Fernando Guedes de Oliveira, a Sonae Sierra atingiu, em 2012, resultados sólidos em todos os aspetos que controla diretamente: “Aumentámos o EBITDA em termos absolutos, bem como a margem de EBITDA face ao ano anterior, em parte devido ao crescimento do portfólio e à estabilidade nas taxas de ocupação e nas rendas. Estes indicadores e o esforço de redução de custos nas nossas operações permitiram-nos aumentar o Resultado Direto. Apesar destes resultados positivos, a nossa performance global foi afetada por um conjunto de fatores que estão fora do nosso controle. Destaca-se, em particular, o significativo aumento das taxas de capitalização em Portugal, Espanha e Itália, que desvalorizou o nosso portfólio e nos conduziu para um resultado líquido negativo. Estou todavia orgulhoso pela capacidade que demonstrámos em limitar os riscos para o nosso negócio através das operações no Brasil e da contínua expansão para novos mercados emergentes.”
O portefólio global gerido pela Sonae Sierra apresentou um desempenho positivo apesar das vendas dos Lojistas terem caído 1,5% em 2012 quando comparadas com o período homólogo. As rendas atingiram os 435,2 milhões em 2012, um aumento de 0,3%.
O ano de 2012 ficou marcado pela inauguração de dois centros comerciais, o Uberlândia Shopping, no Brasil e o Le Terrazze, em Itália, que representaram um investimento de 229 milhões.
Em 2012 a Sonae Sierra reforçou também a sua presença no Norte de África. No início do ano entrou na Argélia com a criação da Sierra Cevital, uma empresa de prestação de serviços na área dos centros comerciais e foram ainda assinados nove novos contratos de prestação de serviços em Marrocos, incluindo o desenvolvimento de três centros comerciais em Casablanca.
Em 2013 a empresa vai inaugurar três centros comerciais, o Boulevard Londrina Shopping e o Passeio das Águas, ambos no Brasil, e o Hofgarten Solingen Shopping na Alemanha. Estes empreendimentos vão resultar num investimento de 375 milhões.