Já são conhecidos os vencedores dos Masters DH 2022, iniciativa promovida pela DISTRIBUIÇÃO HOJE e pela Abilways Portugal, durante o último dia do InRetail Congress, no passado dia 9 de novembro. João Vieira Lopes e Rui Miguel Nabeiro foram os homenageados nos Masters Personalidade. Teté, Montalva, Sonae MC|Continente, DPD e Shopopop foram as empresas galardoadas nas restantes categorias.
O Master Personalidade Retalho foi atribuído a João Vieira Lopes, administrador da Unimark, pelo seu trabalho em prol do setor. No discurso de vitória, o galardoado lembrou que “nem sempre em Portugal o nosso sistema político valoriza” os setores do comércio e serviços.
“Apesar de estes setores representarem, nomeadamente o comércio, o maior empregador de Portugal a seguir ao Estado… Mais de 700 mil pessoas… Apesar do peso no PIB de todos estes setores, em tudo o que tem a ver, por exemplo, com a canalização de fundos europeus para apoiar o setor privado, o comércio até hoje recebeu 4% e os serviços 11%. O que significa que todos estes setores não são suficientemente valorizados”, declara.
Já na Produção, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, recebeu o Master Personalidade, face ao papel que tem deixado a sua marca digital na empresa. O responsável, no seu discurso, partilhou que aquele prémio era também dos colaboradores.
Relativamente à Circularidade, o Master foi atribuído à Tété, pelo seu trabalho em integrar um conjunto alargado de estratégias de circularidade, quer junto aos seus produtos, como dando atenção também aos pequenos produtores, aos stakeholders e à junta de freguesia onde a empresa se insere.
Durante a apresentação do prémio, Cristina Rocha do LNEG, representante do júri do Master Circularidade, notou a importância da temática atualmente. “Nós não podemos continuar a desperdiçar recursos e a gerar resíduos em quantidades que colocam ameaças muito reais e evidentes ao nosso planeta ao persistirmos num modelo linear da economia. Este modelo está ultrapassado por questões ambientais, económicas e sociais”, declarou. Como exemplo, notou que, em 2021, apenas 8,6% da economia foi circular, mostrando o caminho ainda a fazer.
Na inovação, o Grupo Montalva, detentor da marca Izidoro, recebeu o Master I&D pela gama Veggie Lovers. Victória D´Orey, Diretora de I&D, elencou como o processo levou a empresa a desconstruir o conceito de carne e a apostar na formação na Alemanha e nos Estados Unidos da América para o desenvolvimento dos produtos inovadores.
No Master Experiência Cliente Loja Online, o vencedor foi a Sonae MC| Continente. Já o Master Last Mile foi entregue à DPD, pelo seu trabalho na eletrificação das viaturas, entre outros fatores. Finalmente, a Shopopop recebeu o Master Tecnologia, devido à criação de uma rede de particular para fazer entregas.