Quantcast
Retalho

Quem são os Masters DH 2022? Conheça aqui!

Quem são os Masters DH 2022? Conheça aqui!

Já são conhecidos os vencedores dos Masters DH 2022, iniciativa promovida pela DISTRIBUIÇÃO HOJE e pela Abilways Portugal, durante o último dia do InRetail Congress, no passado dia 9 de novembro. João Vieira Lopes e Rui Miguel Nabeiro foram os homenageados nos Masters Personalidade. Teté, Montalva, Sonae MC|Continente, DPD e Shopopop foram as empresas galardoadas nas restantes categorias.

O Master Personalidade Retalho foi atribuído a João Vieira Lopes, administrador da Unimark, pelo seu trabalho em prol do setor. No discurso de vitória, o galardoado lembrou que “nem sempre em Portugal o nosso sistema político valoriza” os setores do comércio e serviços.

 

“Apesar de estes setores representarem, nomeadamente o comércio, o maior empregador de Portugal a seguir ao Estado… Mais de 700 mil pessoas… Apesar do peso no PIB de todos estes setores, em tudo o que tem a ver, por exemplo, com a canalização de fundos europeus para apoiar o setor privado, o comércio até hoje recebeu 4% e os serviços 11%. O que significa que todos estes setores não são suficientemente valorizados”, declara.

Já na Produção, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, recebeu o Master Personalidade, face ao papel que tem deixado a sua marca digital na empresa.  O responsável, no seu discurso, partilhou que aquele prémio era também dos colaboradores.

 

Relativamente à Circularidade, o Master foi atribuído à Tété, pelo seu trabalho em integrar um conjunto alargado de estratégias de circularidade, quer junto aos seus produtos, como dando atenção também aos pequenos produtores, aos stakeholders e à junta de freguesia onde a empresa se insere.

Durante a apresentação do prémio, Cristina Rocha do LNEG, representante do júri do Master Circularidade, notou a importância da temática atualmente. “Nós não podemos continuar a desperdiçar recursos e a gerar resíduos em quantidades que colocam ameaças muito reais e evidentes ao nosso planeta ao persistirmos num modelo linear da economia. Este modelo está ultrapassado por questões ambientais, económicas e sociais”, declarou. Como exemplo, notou que, em 2021, apenas 8,6% da economia foi circular, mostrando o caminho ainda a fazer.

 

Na inovação, o Grupo Montalva, detentor da marca Izidoro, recebeu o Master I&D pela gama Veggie Lovers. Victória D´Orey, Diretora de I&D, elencou como o processo levou a empresa a desconstruir o conceito de carne e a apostar na formação na Alemanha e nos Estados Unidos da América para o desenvolvimento dos produtos inovadores.

No Master Experiência Cliente Loja Online, o vencedor foi a Sonae MC| Continente. Já o Master Last Mile foi entregue à DPD, pelo seu trabalho na eletrificação das viaturas, entre outros fatores. Finalmente, a Shopopop recebeu o Master Tecnologia, devido à criação de uma rede de particular para fazer entregas.