Quantcast
 

Produto do Ano 2009

Produto do Ano 2009

A quinta edição do Grande Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano”, da responsabilidade da Peres & Partners, fechou já as inscrições. E destacam-se algumas inovações.

A quinta edição do Grande Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano”, da responsabilidade da Peres & Partners, fechou já as inscrições. E destacam-se algumas inovações.

Apesar de ainda não existirem vencedores, uma vez que será o grande público a escolher, o Comité Deontológico do prémio destacou alguns produtos inovadores. Um desses exemplos, com a cotação mais alta em termos de inovação de todos os produtos, é a nova tampa Pop-Up do Azeite Oliveira da Serra. Este sistema, que consiste num doseador retráctil incorporado na garrafa, permite a utilização do azeite sem pingos ou salpicos.

Destaque também dado aos emplastros Prel, os primeiros em Portugal. Prel Blue (emplastro frio) e Red (emplastro quente) são hidrogeis que, além da função de aliviar a dor, permitem também a respiração e hidratação da pele. Isto sem deixar marcas e com um aroma agradável.

O Comité destaca também o produto Luvas em Frasco. Nada mais é que uma loção protectora da pele. O produto actua como uma espécie de luvas invisíveis, aderindo à pele e tornando-a impermeável e resistente a determinados agentes externos. E inovador é também a Actifry Tefal, uma fritadeira capaz de preparar 1kg de batatas-fritas com apenas uma colher de óleo.

Alimentar o maior, parafarmácia cresce

Tal como em anos anteriores, nesta edição é o sector alimentar o predominante, com 45% das participações, seja em produtos ou em categorias. E já se percebeu que as inovações incidem na melhoria da vida dos consumidores, oferecendo produtos com um forte enfoque na saúde, ou que apostam na vertente prática de utilização, economizando tempo.

Já o sector que mais cresceu foi o de parafarmácia, em que o número de participações permitiu constituir sete categorias. Aí as inovações parecem ser, na sua maioria, ao nível da fórmula ou evoluções de produtos já existentes. Este é, de resto, o mais frequente que aconteça, uma vez que as inovações de ruptura representam apenas 10% a 15% das participações.

Cinco anos a aplaudir a inovação

Desde o início, em 2005, que o “Produto do Ano” já premiou 180 produtos, num total de 500 a concurso. E segundo Débora Silva, directora executiva da Peres & Partners, a inovação pode ser o garante de sobrevivência, até porque «num contexto de crise económica mundial, e perante a grande pressão para assegurar a melhor exposição para os novos produtos, a diferenciação e a relevância das inovações são condições essenciais para que as marcas obtenham o sucesso imediato dos seus lançamentos. A eleição do Produto do Ano vem ajudar a identificar, logo no seu estado embrionário, quais as ideias que justificam o investimento e mostrar ao mercado quais as ideias que os consumidores consideram mais inovadoras».

O passo seguinte neste processo é um estudo de mercado aos produtos finalistas, a realizar pela TNS junto de uma amostra representativa da população portuguesa. Os vencedores receberão o direito de utilização do logótipo “Produto do ano” durante um ano, que poderão aplicar nos seus vários suportes de comunicação e embalagens.

Na edição deste ano estão seleccionado 122 produtos pertencentes a 47 categorias: Águas Lisas; Águas Gaseificadas Aromatizadas; Azeite; Bases Culinárias; Bebidas Espirituosas; Bebidas Funcionais; Carne; Cereais Pequeno-Almoço; Cocktails; Farinhas; Licores; Maionese; Molhos e Condimentos; Patés e Recheios para Sandes; Peixe Congelado; Queijos para Barrar; Snacks de Cereais; Sobremesas; Vegetais Congelados; Vegetais Embalados; Whiskys; Cuidados Faciais Anti-Idade; Cuidados Capilares; Cuidados dos Pés; Higiene Oral; Incontinência; Limpeza Facial; solares; Styling Cabelos; Emagrecimento; Parafarmácia; Parafarmácia Infantil; Produtos para Músculos e Articulações; Protecção da Pele; Suplementos Alimentares; Tratamento de Piolhos e Lêndeas; Amaciadores de Roupa; Cuidado do Calçado; Higiene Sanitária; Lavagem de Roupa; Limpeza de Superfícies; Auxiliares de Combustão; Bricolage; Cola; Máquinas de Pão; Pequenos Domésticos; e Utilidades Domésticas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever