Quantcast
Cavaco Silva

Primeiro-ministro e Presidente da República confiantes de que PIB pode crescer 2%

O Presidente da República revelou esta semana que acredita que a economia portuguesa poderá vir a crescer cerca de 2% este ano. Segundo o Jornal de Negócios, também Passos Coelho, Primeiro-Ministro, confia que as perspetivas estão a melhorar e que o PIB poderá crescer mais do que as previsões dos analistas indicam.

À margem da cerimónia oficial de apresentação do investimento da PSA Sines no Terminal XXI, Passos Coelho referiu que espera que a economia cresça mais do que o previsto. No mesmo dia, Aníbal Cavaco Silva indicou ter uma expectativa otimista para o crescimento do PIB português e revelou acredita que o crescimento pode chegar aos dois pontos percentuais.

 

“Em 2014, o crescimento económico foi de 0,9 %, sendo que a previsão para 2015 é de 1,5%. Contudo, a recente quebra do preço do petróleo e a depreciação do euro poderão conduzir a uma revisão em alta da taxa de crescimento para 2015, para valores em torno de 2%”, defendeu o Presidente da República.

Os economistas dos bancos de investimento que acompanham a evolução da economia portuguesa e que foram consultados pela Bloomberg acreditam que o PIB nacional irá crescer 1,5% em 2015 e 1,8% em 2016.

 

Também a edição de primavera do EY Eurozone Forecast indicou esta semana que em 2015 o PIB português deverá crescer cerca de 1,7%. De acordo com as mesmas estimativas, em 2016 esse incremento deverá ser de 1,4%.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever