A Primark vai tornar-se a primeira retalhista a utilizar a fibra RColorBlend exclusiva da Recover, à escala mundial, com o lançamento de uma nova coleção de roupa. Esta fibra é produzida a partir da mistura da fibra reciclada colorida de resíduos têxteis da Recover – do chão da fábrica saem resíduos ou roupas usadas cortadas – em conjunto com uma fibra reciclada.
Segundo explica em comunicado, a precisão da cor é obtida pela mistura dos dois tipos de fibras, sem tratamento adicional de tingimento e quantidades limitadas de água e produtos químicos para reduzir o impacto ambiental. Esta aposta surge na ampliação da sua parceria com o produtor de algodão reciclado Recover.
A Recover é um produtor mundial de fibras de algodão reciclado e misturas de fibras de baixo impacto e elevada qualidade, incluindo a RColorBlend. A empresa transforma resíduos têxteis em fibras e misturas recicladas.
“Estou muito feliz por renovar a nossa parceria com a Recover e de continuar a trazer as suas inovações para um mercado amplo e apoiar o nosso trabalho no aumento da quantidade de material reciclado que estamos a usar nas nossas roupas”, afirma a diretora da Primark Cares, Lynne Walker.
Por sua vez, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recover, Alejandro Raña, nota que “ao integrar a fibra reciclada RColorBlend da Recover na sua cadeia de fornecimento, a Primark pode produzir roupas de elevada qualidade numa vasta gama de cores e com impactos ambientais mínimos, ajudando a ter um efeito duradouro na indústria”.