Portugal foi o terceiro país da União Europeia (UE) a registar a maior subida de vendas no retalho em janeiro, segundo avançou o Eurostat.
De acordo com o serviço europeu de estatística, em janeiro, as vendas a retalho aumentaram 1,5% na zona euro e 1,6% na UE, comparativamente ao mês homólogo.
Os maiores aumentos no volume total do comércio a retalho, comparando com janeiro de 2024, foram registados no Luxemburgo (11,4%), na Bulgária (8,1%) e em Portugal (5,3%), com decréscimos a registarem-se na Finlândia (-0,4%), na Bélgica (-0,3%) e em Itália (-0,3%).
Na zona euro, em janeiro de 2025, e comparando com o mês homologo, o volume do comércio a retalho aumentou para o setor alimentar, bebidas e tabaco em 1,4%, produtos não alimentares em 1,8% e para combustível automóvel em lojas especializadas em 0,1%.
Já na UE, o volume do comércio a retalho aumentou para o setor alimentar, bebidas e tabaco em 1%, para produtos não alimentares em 2,4% e para combustível automóvel em lojas especializadas em 0,1%.
Segundo o Eurostat, comparando com dezembro de 2024, o volume do comércio retalhista diminuiu 0,3% na zona euro e 0,2% na UE.