Quantcast
 

Pagamentos com cartão de estrangeiros aumentam 10,4%

Pagamentos com cartão de estrangeiros aumentam 10

O valor dos pagamentos efetuados por turistas com cartão cresceu 10,4%, entre janeiro e outubro de 2011, comparando com igual período de 2010. Os dados revelados pela Unicre dão conta de um aumento das despesas efetuadas por estrangeiros no nosso país, dos quais se destacam os cidadãos angolanos e brasileiros, com um crescimento de pagamentos com cartão de 53,5% e 34,8%, respetivamente. 

Os dados da Visa Europa confirmam este crescimento, tendo sido registado um aumento do valor de pagamentos em Portugal de 13,2%, entre maio e agosto, comparativamente ao período homólogo de 2010. Portugal regista a segunda maior percentagem de crescimento em valor de pagamentos com cartão, efetuados por estrangeiro, apenas superado pela Itália.

Um dos fatores que poderá explicar o crescimento verificado no turismo em Portugal ao longo de 2011 será a instabilidade que se vive atualmente nos países do norte de África, levando os turistas a procurar outros destinos.

 

Pagar na moeda de origem, sem IVA

Os comerciantes destes setores têm a possibilidade de integrar nos seus Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), os serviços Opção Moeda Cliente (OMC) e Tax Free, que lhes permitem obter receitas adicionais, oferecendo maior comodidade aos seus clientes sem alteração do modo de aceitação de pagamento com cartões. Neste sentido, a Unicre está a disponibilizar dois serviços a pensar nos setores da hotelaria e do turismo, responsáveis por receber, em Portugal, milhões de turistas anualmente.

 

A OMC consiste numa funcionalidade de conversão dinâmica de moeda no ponto de venda, para cartões de crédito e débito dos sistemas internacionais Visa e MasterCard.

Por sua vez, o Tax Free é um serviço que permite ao comerciante dar a possibilidade ao cliente titular do cartão residente fora da União Europeia de ser reembolsado de uma parte do montante do IVA das compras realizadas no seu estabelecimento. O IVA é reembolsado de acordo com a tabela de reembolsos em vigor em Portugal, que é disponibilizada pela Global Blue aos comerciantes, sendo que os reembolsos são feitos em euros e em dólares.  

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever