Quantcast
 

Não perca na edição de Março

Não perca na edição de Março

Nesta edição entrevistámos Hernâni Magalhães, director de marketing e de expansão da Silvex. Falámos também com Daniel Martins, responsável da Vaqueiro, que nos revelou o “empurrãozinho” que a marca dá na cozinha. Destaque dado ao crescente consumo de dietéticos por parte dos portugueses, bem como ao dossier dedicado à charcutaria.

Entrevista
A expansão externa da Silvex depende da ampliação da fábrica de Benavente, prevista para iniciar a laboração no início de 2010, explica-nos o director de marketing e de expansão, afirmando que: «é frustrante ter encomendas e ter pouco espaço, principalmente nos dias que correm…». Hernâni Magalhães defende que «o Estado [devia] apoiar mais os seguros de crédito» e «seria importante haver alguma proactividade e criatividade» ajudando mais activamente no contacto com empresas antes de feiras ou cedendo espaço dos escritórios da aicep para reuniões com possíveis clientes.

Produção
Num cozinhado todos os ingredientes desempenham um papel e são insubstituíveis. É um típico caso em que o todo é maior do que a soma das partes. A Vaqueiro é talvez um dos ingredientes que actua nos bastidores, deixando que seja o bife, o bacalhau, a batata ou mesmo o chocolate a brilhar no palco do prato. Mas a Vaqueiro também tem o seu ingrediente “secreto”, que nos momentos em que é ela a estrela, está nos bastidores a assegurar que assim o seja. Chama-se Daniel Martins e é o responsável, na Unilever, pela marca.

APAN
A comunicação para o público infantil é particularmente sensível, mas este é também um grupo de consumidores “apetecível” para muitas empresas. Debater a forma como comunicar de forma responsável com este público-alvo, ao mesmo tempo que se educa para um estilo de vida saudável foram alguns dos motes para o debate organizado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), em conjunto com a consultora Sair da Casca.

Responsabilidade social
Durante muito tempo, erradamente, confundiu-se responsabilidade social com filantropia ou mecenato, acções pontuais e muitas vezes desligadas do objecto de negócio das empresas. Estas acções podem fazer parte da política de uma companhia mas, por si só, não tornam uma empresa socialmente responsável. Afinal que conceito é este e como é aplicado em Portugal?

Consumo
No último ano, um quarto dos portugueses consumiu produtos dietéticos, demonstrando que a linha está cada vez mais entre as preocupações dos consumidores nacionais. As mulheres, sobretudo das classes mais altas, são quem mais opta por estes alimentos.

Lançamentos
O início de comercialização da nova água mineral premium embalada Earth Water marca o arranque em Portugal de um projecto pioneiro de solidariedade. O único produto no mundo com o selo do UNHCR, Alto-comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados, reverte os seus lucros a favor do programa de gestão de água nos países em desenvolvimento.

Ranking
Chegou a público mais um relatório da consultora Deloitte Touche Tohmatsu sobre o retalho a nível mundial. Elaborado em conjunto com a revista STORES, o “2009 Global Powers of Retail” revela que os discounts estão a subir.

Taste Portugal
O projecto “Taste Portugal”, promovido pela loja Portugal Rural, está a planear mais duas acções, depois do sucesso dos concursos de Compotas & Geleias e de Bolachas & Biscoitos que distinguiu cinco produtores. Pastas de Azeitona & Azeitonas vão estar a concurso no início da Primavera e no final de Junho terá lugar uma segunda prova de Compotas & Geleias.

Dossier
O fiambre é um dos produtos mais consumidos à mesa dos portugueses, sendo o preferido dentro do mercado de charcutaria. Entre embalado, avulso e fatiado, no último ano, foram vendidos mais de 16 milhões de quilos deste produto, a grande distância do segundo favorito do segmento: o presunto, com vendas de 3,9 milhões de quilos.

Ponto de vista
Between The Lines“, por Paulo Freitas, director de Comunicação Indoor e Publicações da Sonae Distribuição.

SGS
“Autoridade europeia para a segurança alimentar determina resíduos máximos de melamina”, por Anabela Gonçalves, directora Consumer Testing Services da SGS Portugal

Retalho
Abriu no final do ano passado, no Parque das Nações, em Lisboa, o primeiro Supercor no exterior de um centro comercial. Altura para tentar perceber como tem decorrido a experiência.

Tecnologia
Não existe uma previsão exacta do futuro. Mas, mesmo não sabendo o que acontecerá amanhã, podemos ter uma ideia bastante aproximada. É isto que o SAS diz oferecer aos seus clientes: modelos de previsões. Com três clientes no retalho, a aposta agora é ainda mais forte no sector.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever