A Mercadona tem vindo a reforçar o seu Plano de Responsabilidade Social durante a situação de crise de saúde causada pela covid-19, tendo doado mais de 270 toneladas de produtos de primeira necessidade, entre janeiro e maio deste ano.
Neste sentido, desde o início do surto de covid-19, a Mercadona tem mantido contacto regular com as entidades que beneficiam destas doações, com o objetivo de conhecer as suas necessidades, e acompanhar a situação de perto doando bens essenciais.
No decorrer desta iniciativa foram realizadas doações aos Bancos Alimentares Contra a Fome do Porto, Braga e Aveiro, distritos nos quais a insígnia marca presença, à Cruz Vermelha Portuguesa e à Cáritas Portuguesa. Na semana da Páscoa, a empresa doou a estas entidades 20 mil quilos de chocolates e, também, aos profissionais de saúde do Hospital de São João e Hospital das Forças Armadas, que estão na linha da frente no combate desta pandemia.
Em abril, a empresa associou-se aos seis Centros de Acolhimento Temporário do Norte do país que acolhem utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e dos Lares Residenciais infetados com covid-19. Numa primeira doação, a empresa doou mais de 11 500 quilos de bens de primeira necessidade aos seis centros, mas continuará a realizar doações durante todo o período de implementação dos Centro de Acolhimento.
Recentemente, a Mercadona também ofereceu 545 unidades de cremes hidratantes aos profissionais de saúde do Hospital das forças Armadas, polo do Porto.
Foram ainda reforçadas as doações a entidades de proximidade, como foi o caso do refeitório social da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e da Associação Novo Futuro, em Vila Nova de Gaia, que apoia e acolhe crianças em situação de risco.
Além destas doações, a empresa colabora diretamente, a partir das suas dez lojas, com dez cantinas sociais de proximidade. Trata-se de uma colaboração diária, de segunda a sexta-feira, todas as semanas, que consiste na entrega de bens essenciais, alimentares e não alimentares, que se encontram em ótimas condições para consumo, garantindo sempre a máxima qualidade e segurança alimentar.