O Lidl Espanha lançou uma iniciativa de economia circular que converte o plástico utilizado para proteger paletes nos seus armazéns e lojas em sacos do lixo da marca própria Purio, fabricados com até 50% de material reciclado.
O projeto, que já reaproveitou mais de 1.500 toneladas de plástico, valeu à empresa a primeira certificação “Projeto de Economia Circular” atribuída pela AENOR (Asociación Española de Normalización y Certificación) a uma cadeia de supermercados em Espanha.
Os novos sacos Purio, disponíveis em seis versões com capacidades entre 10 e 100 litros, são vendidos nas mais de 700 lojas Lidl espalhadas pelo país. A empresa prevê comercializar mais de 16 milhões de unidades recicladas até 2026, no âmbito da sua estratégia REset Resources, que visa promover uma economia circular plena e reduzir o consumo global de recursos.
O processo segue uma cadeia de seis etapas, garantindo rastreabilidade e qualidade. O plástico proveniente de mais de 300 lojas e armazéns é recolhido, compactado e transportado até uma planta de reciclagem, onde é limpo e transformado em pellets reciclados.
De seguida, uma empresa especializada em produtos sustentáveis, utiliza esses pellets — com uma pequena fração de plástico virgem — para produzir os sacos do lixo, que são depois distribuídos para todas as lojas Lidl.
A AENOR, que é responsável pela normalização e certificação da qualidade, sustentabilidade e segurança de produtos, serviços e processos, audita todo o processo, garantindo que este cumpre os princípios da economia circular.
Além desta iniciativa, o Lidl tem vindo a introduzir outras soluções sustentáveis, como o uso de embalagens de peixe e carne frescos feitas com 80% de plástico reciclado (rPET), reforçando o seu compromisso em reduzir o impacto ambiental e valorizar os recursos existentes.