A 100 dias para o Natal, as compras já começaram neste mês de setembro para 7% dos portugueses, enquanto para 8% só começam em outubro, para 33%, começam em novembro e para 30% em dezembro.
De acordo com os dados que constam no estudo da Mastercard, feito pela Fly Research, 44% dos portugueses afirmam fazer as suas compras de Natal com antecedência para pouparem dinheiro e 40% porque querem garantir que o que pretendem não se esgota. A maioria dos portugueses (55%), contudo, quer aproveitar as oportunidades que surgem nesta época.
Seguindo esta linha de raciocínio, o estudo aponta para que o Black Friday, dia 29 de novembro, venha a ser o dia com o maior número de compras do ano, uma vez que 40% dos portugueses vão fazer o maior número de compras de presentes para oferecer no Natal.
Independentemente do tipo de presente que venham a comprar, o estudo indica que os portugueses ponderam gastar, em média, cerca de 540 euros até ao Natal. Na lista de compras estão, por exemplo, viagens (43%), bilhetes para espetáculos (37%), dias em SPAs, (35%), bilhetes de cinema (23%) roupa (17%) ou telefones (12%).
De salientar que o estudo da Mastercard revela uma clara tendência de aumento na compra de experiências como viagens, bilhetes para concertos e jogos de futebol, dias de spa ou jantares com estrelas Michelin.
No topo da lista das razões para a escolha de experiências para oferecer no Natal, em detrimento dos presentes habituais, está o facto de quem oferece poder desfrutar de algo em conjunto, de ser uma oferta mais personalizada e de poder partilhar a experiência com familiares e amigos através do Instagram e de outras redes sociais.
Os presentes mais difíceis de comprar são para o marido ou para a mulher (38,9%), para os filhos (30,3%), para a mãe (27,3%) ou para o pai (23,6%). 10% chegam mesmo a afirmar que a pessoa mais difícil de agradar é a sogra.
Paulo Raposo, diretor-geral da Mastercard em Portugal, salienta que “a crescente popularidade de momentos como o Black Friday e o foco cada vez maior dos consumidores em oferecer experiências, permite que as compras de Natal possam ser feitas com mais planeamento e antecedência a cada ano que passa. Além disso, a forma como compramos mudou e pelo facto de um número crescente de pessoas comprarem através dos seus smartphones e tablets, verificamos que o próprio dia de Natal está a tornar-se um momento propício a compras”.
Experiências mais populares para oferecer este Natal:
1) Viagens/férias
2) Bilhetes para espetáculos
3) Dias em SPAs
4) Bilhetes de cinema
5) Viagens de barco
6) Bilhetes para o teatro
7) Jantar luxuoso
8) Prova de vinhos
9) Bilhetes para o futebol
10) Noites de comédia
Presentes mais populares para “mim”
1) Viagens/férias
2) Roupa
3) Telefones
4) Livros
5) Bilhetes para espetáculos
6) Tablets
7) Joias
8) Dias em SPAs
9) Retiros de Yoga
10) Sapatos