A IKEA Portugal lançou esta semana o seu mais recente projeto de sustentabilidade – o ‘Segunda Vida’. De acordo com a insígnia, trata-se de uma iniciativa que vai permitir que os clientes da marca troquem os seus móveis antigos por um Cartão Presente.
“O processo começa online, na página ikea.pt/segundavida, onde os clientes devem preencher e submeter o formulário disponível. Do outro lado, há uma equipa de IKEA que avalia o produto apresentado e propõe um valor, conforme os critérios tabelados. Depois de aceitar a proposta recebida, o passo seguinte é dirigir-se à loja escolhida, e trocar o produto IKEA pelo Cartão Presente”, refere a IKEA.
Como explica a marca, os produtos entregues podem depois ser postos à venda no espaço de oportunidades das lojas da marca, para assim entrarem em processo de reciclagem.
Segundo Cláudia Domingues, diretora de sustentabilidade da IKEA Portugal, “na IKEA queremos ter um impacto positivo nas pessoas e no ambiente, é por isso que tentamos sempre fazer mais, com menos. Consideramos que a economia circular é um modelo que deve ser cada vez mais privilegiado pelas empresas e pelas pessoas. A reutilização, recuperação e reciclagem de produtos tem um grande impacto na vida das pessoas, não só por via dos efeitos económicos, mas também pela poupança de recursos”.
Também com o objetivo de promover a economia circular, a otimização de recursos e a sustentabilidade dos materiais, a IKEA vai em breve apresentar uma nova gama de cozinhas fabricada a partir de madeira e plástico reciclados. Criada em conjunto com um fornecedor Italiano, estas cozinhas têm painéis frontais feitos a partir de película de plástico, originada pelo processo de reciclagem de garrafas de polietilenos (PET).