À medida que a transação global de produtos alimentares e outros, aumenta a segurança na cadeia de valor de produto e do consumidor assume um papel cada vez mais crítico nas questões de saúde pública. De acordo com um relatório de 2010 da United States Centre for Disease Control (USCDC), todos os anos surgem, apenas nos EUA, 48 milhões de doentes vítimas de intoxicação alimentar, das quais 150 mil resultam em hospitalizações e três mil em mortes.
O novo Standard Global de Devoluções de Produtos, vai permitir a implementação de processos mais eficazes de devoluções e respetivas notificações. Num processo de alerta e notificação de devoluções, este standard define, normaliza e harmoniza os atributos críticos necessários à captura e à partilha entre parceiros de negócio e reguladores.
“O trabalho de devolução aqui facilitado pela GS1 responde às verdadeiras necessidades da indústria e vai permitir às empresas a construção de cadeias de valor mais eficientes e seguras. A devolução de produtos é um elemento essencial da visão da GS1, na qual a informação sobre os produtos pode ser facilmente trocada pelo benefício das empresas e dos consumidores”, garante Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1.
O standard de devolução aplica-se a empresas e indústrias que utilizam os standards GS1 e pode ser utilizado por empresas de qualquer dimensão.