Quantcast
Retalho

Grupo Dia diminui prejuízo em 75% para 30 milhões de euros

Grupo Dia diminui prejuízo em 75% para 30 milhões de euros

O Grupo Dia anunciou ter fechado 2023 com um prejuízo de 30 milhões de euros, menos 75% em comparação com o ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho da atividade em Espanha, de acordo com o comunicado da retalhista.

Em 2023, as vendas líquidas do Grupo alcançaram os 6.759 milhões de euros com um crescimento das vendas comparáveis (like-for-like) de 3,3%, influenciado pelo “bom ritmo” de negócio em Espanha. No entanto, as vendas líquidas de todo o Grupo diminuíram 7,2% em relação a 2022, em grande parte “devido ao impacto da taxa de câmbio na Argentina”, refere o comunicado.

 

Já o EBITDA ajustado situou-se nos 216 milhões de euros, mais 7,8% comparativamente ao ano anterior.

O resultado líquido melhorou cerca de 94 milhões de euros em 2023, reduzindo as perdas da empresa para os 30 milhões de euros. De acordo com a retalhista, “este resultado foi negativamente afetado pela imparidade de ativos no Brasil no valor de 60 milhões de euros”.

 

A melhoria do resultado líquido deveu-se sobretudo ao bom desempenho da atividade em Espanha, que obteve um resultado líquido de 122 milhões de euros, esclareceu a empresa.

Já a Argentina também obteve um resultado líquido positivo de 6 milhões de euros, “devido a uma excelente gestão da operação num contexto macroeconómico complexo”, salientou o Grupo Dia.

 

“O sólido desempenho do negócio em Espanha e na Argentina, combinado com os fundos recebidos da venda de lojas em Espanha, permitiu-nos reduzir a dívida financeira líquida em 120 milhões no último ano financeiro. O nível de alavancagem resultante permite-nos encarar com confiança o processo de refinanciamento que se avizinha”, afirmou Guillaume Gras, Diretor Financeiro do Grupo Dia.

A retalhista terminou 2023 com uma rede de 3.956 lojas em Espanha, Argentina e Brasil, além das 994 lojas Clarel em Espanha e 458 lojas Minipreço em Portugal, que aguardam o encerramento das respetivas operações comerciais durante o primeiro semestre de 2024.

 

No final do ano passado, 62% das lojas em Espanha, Argentina e Brasil eram geridas por franqueados, tendo estes contribuído com 45% das vendas líquidas do ano.

Grupo DIA atinge mais de 820 milhões de euros em vendas em Portugal durante 2023

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever