A ‘Free From Food Expo 2015’, feira internacional para produtores e fornecedores de ingredientes e produtos alimentares livres de glúten, lactose, lacticínios, açúcar, sal, soja, etc., realiza-se este ano nos dias 4 e 5 de junho, em Barcelona. Nesta terceira edição, que segundo a organização está a crescer “rapidamente”, haverá espaço para networking e sourcing de novos produtos e para debate das tendências do setor.
“Neste evento os fornecedores e os compradores podem trocar informação, partilhar experiências, fazer novos contactos e construir relações internacionais. Na edição de 2015, haverá também um programa de conferências com especialistas em saúde e elaergias, analistas e especialistas de marketing”, explica a organização da iniciativa.
A dimensão desta categoria duplicou nos últimos cinco anos, tendo atingido um valor estimado em cerca de 365 milhões de libras, de acordo com a Mintel. O mercado britânico, em particular, é um dos mais dinâmicos na categoria, devendo crescer mais de 50% até 2019.
“A consciencialização atualmente existente em relação às alergias e intolerâncias alimentares tem ajudado o segmento a expandir, assim como o número de pessoas que não consomem produtos com glúten e com lacticínios como uma opção de estilo de vida”, defende a Mintel.
Segundo a especialista em estudos de Mercado, quatro em cada dez pessoas no Reino Unido vivem em lares onde existe pelo menos uma pessoa que não consome algum tipo especifico de alimento ou ingrediente.
“Evitar o glúten, por exemplo, é uma tendência reportada por cerca de 8% dos britânicos como uma opção de lifestyle e por 8% das pessoas devido a alergia ou intolerância”, revela a Mintel. Nesse sentido, o número de lançamentos de produtos sem glúten no Reino Unido cresceu 6% entre 2012 e 2014, representando 11,8% do total de lançamentos de produtos alimentares e bebidas durante esse período.
Para além disso, atualmente, cerca de 10% de todos os lançamentos de produtos alimentares e de bebidas no Reino Unido possuem o claim “sem glúten”. Nos Estados Unidos da América, esse claim surge num quarto dos produtos.