Denominada “Via Láctea, estrelas feitas com leite e talento”, esta iniciativa teve início no dia 24 de abril e irá terminar no final de junho.
Em comunicado, a Fenalac adianta que com esta ação pretende promover o consumo diário de leite junto do público jovem, “alimento essencial numa alimentação saudável e equilibrada”.
A campanha pretende revelar o potencial de cada participante através do desenvolvimento de trabalhos sobre o leite em três áreas específicas: artística, literária e científica.
Na área da arte, o leite servirá de tema a uma pintura, música, vídeo, fotografia, escultura ou desenho. Na área da escrita, será avaliada a inspiração no leite e a sua descrição em prosa, soneto, conto, verso ou poema. Relativamente à área da ciência, o projeto poderá passar “pela criação de um novo sabor ou, por exemplo, em provar uma teoria”.
Os prémios serão atribuídos num evento final a realizar no dia 29 de junho, no qual serão expostos os 30 melhores trabalhos de todas as áreas. O escalão júnior (entre os 15 e os 17 anos) será premiado com cursos de verão nacionais e o escalão sénior ganhará cursos de verão administrados por universidades internacionais, ambos com duração de cerca de uma semana.