Quantcast
Sustentabilidade

Mercadona investe 140 M€ em estratégia para acelerar redução de plástico

Membros que integram a equipa de trabalho da Estratégia 6 25 da Mercadona

A Mercadona planeia investir mais de 140 milhões de euros nos próximos cinco anos para reduzir a utilização de plástico, através da aplicação da “Estratégia 6.25”. O plano começou a ser desenvolvido em 2019, “envolvendo todos os colaboradores no desafio de Continuar a Cuidar do Planeta, tornando os diferentes processos da cadeia de montagem mais sustentáveis”.

Em comunicado enviado às redações, a empresa explica que a “Estratégia 6.25” pretende, até 2025, “reduzir em 25% o plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico”. Nesse sentido, estão a ser implementadas 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, “desde a definição das embalagens do futuro, à coordenação com os fornecedores, adaptação das lojas, gestão de resíduos, logística”, entre outros.

A empresa já criou uma equipa de trabalho multidisciplinar que coordena todas as áreas de atuação da “Estratégia 6.25”, composta por trabalhadores de diferentes departamentos. Esta equipa é responsável por “identificar e definir as mudanças a implementar nos diferentes processos da cadeia de montagem”, lê-se em comunicado.

A “Estratégia 6.25” para a redução do plástico

As primeiras duas ações desta estratégia centram-se no facto de, ao longo de 2020, a Mercadona “proceder à eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, bem como os descartáveis ​​de plástico de uso único”.

Gráfico Mercadona PlásticoA terceira ação, a realizar-se até 2025, implica o compromisso da empresa em “reduzir em 25% o uso de plástico nas suas embalagens, eliminando o que não acrescenta valor, substituindo-o por outros materiais e incorporando plástico reciclado”. A quarta medida demonstra o compromisso da empresa em “tornar recicláveis ​​todas as suas embalagens de plástico até 2025”.

Na quinta ação, a Mercadona compromete-se a “reciclar 100% dos resíduos de plásticos das lojas físicas” e, em último lugar, “ajudará os ´chefes´ a reciclar, fornecendo-lhes informações úteis sobre a reciclagem, tanto na loja como nas embalagens, através de pictogramas indicativos”.

Para concretizar esta estratégia, a empresa irá formar os 90 000 colaboradores de Espanha e Portugal. Além disso, a Mercadona garante já ter transmitido “os objetivos da estratégia aos seus fornecedores, que já estão a trabalhar na sua implementação em conjunto com os departamentos de Compras e Prescrição.

Saiba mais sobre a estratégia sustentável da empresa no site.