Quantcast
Sustentabilidade

Energia: Staples e EDP formam parceria para projeto disruptivo

D.R.

A Staples anunciou ser o primeiro cliente da EDP em Portugal a escolher, em simultâneo, soluções de energia elétrica, comunidades de energia solar e mobilidade sustentável. O novo projeto, agora comunicado, permitirá que Staples produza localmente metade da energia que necessita diariamente e partilhe benefícios da energia restante com vizinhos.

A EDP Comercial foi a empresa escolhida pela Staples para fornecer uma solução integrada para a descarbonização do consumo elétrico da empresa, combinando fornecimento de energia, produção local de energia solar para consumo próprio e partilha com vizinhos e mobilidade elétrica conectada à rede pública MOBI.E.

 

Desta parceria resultará a instalação de comunidades de energia em mais de 20 lojas por todo o país. Apelidados de Bairros Solares, estes terão uma capacidade combinada de cerca de 2,5 MWp e uma produção anual estimada de aproximadamente 3,5 GWh. Esta energia limpa vai permitir evitar a emissão de cerca de 1.800 toneladas de CO2 por ano, que seria emitido para produzir a mesma eletricidade a partir de fontes poluentes.

A instalação destas centrais solares vai permitir à Staples uma independência da rede elétrica de aproximadamente 50% e, com a criação destas comunidades de energia, é possível partilhar os benefícios com cerca de dois mil vizinhos.

 

Em nota de imprensa, a empresa explica que “para além de promover o uso de eletricidade renovável nas comunidades em que está inserida, esta parceria permite à Staples alcançar poupanças de mais de 60% no custo mensal com eletricidade e reduzir significativamente a sua pegada ambiental”.

Adicionalmente, a EDP vai instalar 60 pontos de carregamento de veículos elétricos em quase 90% das lojas Staples de Norte a Sul do país. Os pontos de carregamento estarão ligados à rede pública MOBI.E e podem ser utilizados por qualquer condutor de veículos elétricos, independentemente do seu Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever