Quantcast
Retalho

DIA anuncia novo modelo de liderança e nomeia CEO Global

O Grupo DIA continua a movimentar-se em termos estratégicos e anunciou esta terça-feira, dia 30 de agosto, mexidas na sua cúpula diretiva. Segundo anunciado através de comunicado, o Conselho de Administração do Grupo DIA, sob iniciativa do seu presidente Stephan DuCharme, aprovou a nomeação de Martín Tolcachir, até agora CEO da Dia Argentina, como CEO Global do Grupo Dia.

Tolcachir ficará, a partir de agora, responsável pela estratégia da empresa a nível global e liderará a execução da estratégia de aceleração para o crescimento em todos os países onde opera. Trabalhando lado-a-lado com Stephan DuCharme que, após concluir a fase de redireccionamento da empresa, manter-se-á estreitamente ligado à Dia e continuará a exercer as suas funções de Presidente do Conselho de Administração, de caráter não executivo, esta nomeação representa uma alteração de fundo no que é a liderança corporativa do grupo.

 

“(…) Ao separar as funções de presidente e de CEO, o Grupo Dia procura acelerar o seu crescimento sustentável e rentável, concentrando-se no desenvolvimento das suas prioridades estratégicas e mantendo uma relação cada vez mais próxima com todos os seus grupos de interesse”, explica-se em comunicado.

“Após a minha nomeação em março de 2020 como Presidente Executivo, estávamos conscientes que implementar o plano estratégico exigiria paciência e muito trabalho. Isto implicava desenvolver um novo modelo operativo de Grupo, baseado numa liderança nacional descentralizada, com poderes, com plena responsabilidade sobre os resultados, apoiada estrategicamente pela sede corporativa da empresa. Para além disso, era importante fortalecer as relações de confiança com todos os grupos de interesse”. Acrescentando, “concentrámo-nos em oferecer uma proposta de valor diferenciada relativamente à nossa concorrência, um novo conceito de loja, a revisão do nosso sortido e a aceleração do desenvolvimento da nossa marca própria. Mas, acima de tudo, cimentámos as bases de uma nova liderança e uma sólida equipa de direção. Este plano estratégico já é uma realidade como prova a ascensão de Martín Tolcachir”, explica Stephan DuCharme, presidente do Grupo Dia.

 

Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Buenos Aires e com um MBA pela IMD Business School, o novo CEO Global do Grupo Dia tem mais de 20 anos de experiência no setor da distribuição e grande consumo, em empresas como Carrefour ou Eletrolux. Ingressou na Dia em setembro de 2020. A sua experiência na construção de marcas sólidas e reputadas ​​e o sucesso do seu desempenho na Dia Argentina, onde impulsionou a implementação da estratégia e da proposta de valor da empresa e o desenvolvimento de uma sólida equipa executiva, são as suas melhores garantias. A sua nomeação reflete o compromisso do Grupo Dia com o talento interno, que nos últimos dois anos e meio reforçou a liderança de seu Conselho de Administração com profissionais de reconhecida trajetória que agora trabalharão sob a renovada liderança de Tolcachir.

 

Nas palavras de Martín Tolcachir, novo CEO Global do Grupo Dia: “Enfrento este novo desafio com enorme responsabilidade e entusiasmo, determinados a fazer com que a soma do trabalho de todos nós que compomos a Dia reforce o nosso foco no cliente e a estratégia de aceleração para o crescimento da nossa empresa. Para tal, continuaremos a apostar na proximidade, sem esquecer os valores que dão sentido à Dia, o seu forte compromisso social e o nosso firme compromisso com os franqueados ​​e fornecedores locais, bem como a digitalização e o comércio eletrónico como alavancas de reforço da proximidade”.