Dados 1º semestre 2012: Shopper português está mais racional e menos sofisticado

Dados 1º semestre 2012: Shopper português está mais racional e menos sofisticado

O shopper português está a fazer um consumo menos sofisticado e faz a compra focado nos produtos básicos e nos frescos. Para além disso o shopper português está mais ausente das lojas mas compra mais de cada vez. Estas são algumas das conclusões dos dados do painel de lares da Kantarworldpanel Portugal relativos aos 1º semestre de 2012.

Segundo a Kantar Worldpanel, o consumidor está a reforçar o consumo em casa e está a fazer um reajustamento à realidade. De acordo com o mesmo estudo o consumidor, e comparando o comportamento do consumidor entre o 1º e o 2º trimestres de 2012 indica que no 2º semestre que as MDD perderam volume no cabaz do consumidor, que há uma menos frequência do consumidor às lojas, mas o volume de compra aumenta nessas visitas. As Mercearias salgadas perdem volume e os congelados mantém o volume comprado. Contudo, algumas situações do 1º trimestre mantém-se, tais como a maior compra média por ato, a acentuação da queda dos lácteos.

 

Diminuição da compra em congelados, lácteos e bebidas

 De acordo com o mesmo estudo, o shopper diminuiu a compra da quantidade comprada sobretudo em congelados (- 2,2%), em Lácteos (- 2,5%), e em Bebidas/Soft drinks – (-11,2%). Quem ganhou com esta redução de consumo, nestas categorias, foram sobretudo os produtos de Mercearia Salgada e os Produtos Alimentares Frescos .