O mercado de iogurtes perdeu 10,4% de volume quando comparado com igual período de 2007, apesar de manter os lares de consumidores habituais. Esta é uma informação do painel de lares “TNS Worldpanel” no período YTD P8 08 (32 semanas até 10 Agosto de 2008).
Esta retracção no consumo das famílias é, em grande parte, o resultado do aumento dos preços em cerca de 6%, que apesar de tudo permite que que a perda em termos de valor total do mercado não seja tão acentuada.
Este desempenho menos positivos deve-se também a uma quebra dos chamados “funcionais” que perderam mais de 6% de compradores, sendo que entre os que os que consumiram durante o período de análise o número também decresceu, o que fez o segmento perder 14% em volume. Ressalva a TNS, que «aqui não existe o efeito de aumento do preço, uma vez que o preço médio dos funcionais encontra-se estável, mas, de facto, é o segmento no mercado de iogurtes cujo preço médio é mais elevado, em média 4,24€ por Kg».
O segmento “Bifidus”, de acordo com o estudo da empresa, é o único que contraria esta queda dos funcionais, tendo crescido 5% em volume.
A liderança da Danone nos iogurtes não foi suficiente para no período em análise contrariar a perda do mercado em volume, na verdade esta é feita pela Lactogal, sendo o desempenho das marcas Adagio e Agros de destacar.
Conclui ainda o estudo que no que diz respeito às insígnias ao período em análise, «o Continente é a insígnia mais importante para o total iogurtes com 15% da distribuição em valor da categoria, mas é o Lidl a que mais cresce em valor com 2,7%».

