O Auchan foi a primeira cadeia de hipermercados a apostar no programa ‘Compro o que é nosso’, em 2007, ano em que se iniciou o processo de sensibilização dos fornecedores nacionais, para a importância da iniciativa da AEP. Desde essa altura, cada vez mais fornecedores têm compreendido o valor acrescentado de ter esta “logomarca” nos seus rótulos e embalagens.
Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP e principal responsável pelo programa, considera que “esta aposta comercial do grupo Auchan comprova o sucesso da iniciativa e a necessidade de a manter cada vez mais ativa neste momento difícil da economia portuguesa”. O programa “ COMPRO o que é nosso” tem vindo a apelar, nos últimos cinco anos, à consciência cívica dos portugueses, no sentido de comprarem o que é produzido em Portugal e assim contribuírem para a criação de emprego e para o desenvolvimento sustentado da economia nacional.
Atualmente, o programa reúne 816 empresas que representam cerca de 2.500 marcas e um volume de negócios agregado de 14,5 mil milhões de euros, sendo o objetivo da AEP atingir as mil empresas, num total de três mil marcas, em 2012.